30.3.24

Filme - Estreia a 11 de Abril no Medeia Cinema Nimas 
‘BEN TRONG VO KEN VANG - NO INTERIOR DO CASULO AMARELO’ 
de Thien Na Pham 
com Le Phong Vu e Nguyen Thinh 
(2023 JK Film) 


Inesperadamente, Thien recebe a notícia da morte da cunhada e fica responsável por cuidar do sobrinho Dao, de cinco anos. Regressa à aldeia onde nascera, para organizar o funeral, e ir à procura do irmão, e pai de Dao, que partira há anos. 
‘Ben Trong Vo Ken Vang - No Interior do Casulo Amarelo’ é um drama do realizador vietnamita, radicado nos Estados Unidos, Thien Na Pham. Longa-metragem de estreia do autor, de 35 anos. 
“Jewel of slow cinema is a wondrous meditation. The movie means, remain open; even so, this is a quietly amazing feature debut. It’s compassionate, intimate, spiritual and mysterious.The panoramic intelligence of this film is a wonder.” 
The Guardian 
“Vietnamese writer-director Pham Thiên Ân’s hypnotically paced debut is an odyssey. The execution and the existential questioning show a very individual artist bursting and taking wing.” 
Sight and Sound 
“Pham manages to float existential and spiritual questions into Thien’s consciousness and ours without trying to offer solutions, at least in language.” 
The New York Times
‘BEN TRONG VO KEN VANG’ 
Thien Na Pham

28.3.24

Teatro - Encenação   
‘LEÕES’   
de Pau Miró / Artistas Unidos   
De 11 de Abril a 04 de Maio, no Teatro da Politécnica   


Uma família gere uma lavandaria no bairro operário da Raval, em Barcelona. Uma noite, depois de fechar, entra na loja um jovem desconhecido da zona alta da cidade com a camisa ensanguentada. A partir daí, as coisas que parecem nunca mudar na família, começam a transformar-se. 
Segunda parte de uma trilogia, ‘Lleons - Leões' (2009) é uma peça do dramaturgo e encenador catalão Pau Miró, de 50 anos, autor de ‘Chove em Barcelona’ (2014 Artistas Unidos), ‘Jogadores’ (2015 Artistas Unidos/RTP2) e ‘Girafas’ (2024 Artistas Unidos). Encenação de António Simão, cenografia de Rita Lopes Alves e representações de Andreia Bento, Iris Runa, Pedro Caeiro, Pedro Carraca e Vicente Wallenstein. 
"El dramaturgo Pau Miró lanza una mirada poética a las miserias cotidianas con 'Lleons'. Tragicomedia con tintes de thriller, la obra tiene una estructura tradicional, aunque también se presenta con un lenguaje muy moderno y actual. El espectáculo es un texto de contrastes." 
La Vanguardia 
Bilhetes à venda no Teatro da Politécnica, Fnac e BOL, por 10 euros (6 euros no Dia do Espectador). 
Livrinhos de Teatro ‘Búfalos / Leões / Girafas’ de Pau Miró (2020 Artistas Unidos / Livros Cotovia).
ARTISTAS UNIDOS NO TEATRO DA POLITÉCNICA 
‘Leões’ de Pau Miró



26.3.24

Filme - Estreia a 11 de Abril no Midas Cinema Ideal 
‘LE GRAND CHARIOT - RETRATO DE FAMÍLIA COM TEATRO DE MARIONETAS’ 
de Philippe Garrel 
com Louis Garrel e Damien Mongin 
(2023 Rectangle Productions) 


A família de marionetistas dos irmãos Louis, Martha e Lena, do pai que dirige a troupe, e da avó que faz as marionetas, é uma companhia de teatro de fantoches que faz espectáculos itinerantes. Um dia, o pai morre deixando os filhos a tentar manter vivo o seu legado. 
‘Le Grand Chariot - Retrato de Família com Teatro de Marionetas’ é um drama familiar do realizador francês Philippe Garrel, de 76 anos, autor de ‘Les Amants Réguliers - Os Amantes Regulares’ (2005), ‘La Frontière de L'Aube - A Fronteira do Amanhecer’ (2007), ‘L'Ombre des Femmes - À Sombra das Mulheres’* (2015), ‘L'Amant d'Un Jour - O Amante de Um Dia’* (2017) e ‘Le Sel des Larmes - O Sal das Lágrimas’* (2020). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin 
Berlinale - Silberner Bar fur die Best Regie 2023 (melhor realizador) 
“Au gré des réapparitions, des permutations et des citations, ‘Le Grand Chariot’ invente sa propre historicité.” 
Cahiers du Cinéma 
“Film magnifique, se rend d’autant plus bouleversant que Philippe Garrel y met cette fois en scène tous ses enfants,” 
Le Monde
‘LE GRAND CHARIOT’ 
Philippe Garrel 

22.3.24

DJ Set
BEN KLOCK 
Berghain Berlin resident 
Sexta, 29 de Março no Lux


O DJ e produtor techno alemão Ben Klock é uma das mais influentes figuras da cena electrónica de Berlim. Como DJ residente no club Berghain, desde a sua abertura em 2004, conseguiu deixar uma marca vincada na sonoridade do espaço e reputação internacional através de longos DJ sets hipnóticos, duros mas subtis, compostos de pesados grooves. Ben Klock lançou o álbum de originais ‘One’ (2009 Ostgut Ton) e os DJ mix álbuns ‘Berghain 04’ (2010 Ostgut Ton) e ‘Fabric 66’ (2012 Fabric Records).
Ben Klock regressa ao club Lux para abrir a pista a golpes de luz e kick-drums.
“A música de dança como celebração e reflexo da vida, em todas as suas cambiantes de luz, é um princípio unificador da magia que Ben Klock faz, seja em Berlim ou mais além.” 
Lux Frágil
“Ben Klock reminded us what he really is: a DJ fanatic, obsessed with making each set better than the last.” 
Resident Advisor
TIME WARP FESTIVAL MAINMARKT MANNHEIM 2019 
Ben Klock 

20.3.24

Filme - Estreia a 28 de Março no Medeia Cinema Nimas 
‘AKU WA SONZAI SHINAI - O MAL NÃO ESTÁ AQUI’ 
de Ryusuke Hamaguchi 
com Hitoshi Omika e Ryo Nishikawa 
(2023 Fictive) 


Takumi e a sua filha Hana vivem na vila de Mizubiki, perto de Tóquio, de forma modesta e em harmonia com a natureza. Um projecto de construção de um parque de campismo de luxo (glamping) ameaça desestabilizar a comunidade, desequilibrando a vida de quem ali habita. 
‘Aku wa Sonzai Shinai - O Mal Não Está Aqui’ é um drama do realizador japonês Ryusuke Hamaguchi, de 45 anos, autor de ‘Happi Awa - Hora Feliz’ (2015), ‘Netemo Sametemo - Asako I & II’ (2018), ‘Guzen to Sozo - Roda da Fortuna e da Fantasia’* e ‘Doraibu Mai Ka - Conduz o Meu Carro’* (2021). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin 
Venezia 80 - Leone d’Argento Gran Premio della Giuria 2023 
“It’s a complex drama, a realist film teetering on the edge of the uncanny. It is arguably opaque and contrived.” 
The Guardian 
“Beguiling ecological drama with an ambiguous, elegantly told story, steers clear of the traditional ecological drama in part with his elegantly diffuse approach. Reconfirms Ryusuke Hamaguchi’s talents as one of today’s greatest dramaturges, willing to muss up his own conceits and take gratifying risks.” 
Sight and Sound
‘AKU WA SONZAI SHINAI’ 
Ryusuke Hamaguchi

18.3.24

Livro - Banda Desenhada 
‘JONAS FINK’
Vittorio Giardino 
(2023 Arte de Autor) 


Praga, Outono de 1950. Jonas tinha 11 anos quando o seu pai foi preso pela polícia política do regime. Ele e a mãe têm de lidar com a discriminação e a opressão do regime estalinista. Declarado ‘inimigo do povo’, é expulso da escola e tem de arranjar trabalho para sobreviver. 
‘Jonas Fink - Inimigo do Povo’ é um álbum de banda desenhada, de 160 páginas a cores, do autor italiano Vittorio Giardino, de 74 anos. A obra revela um estilo de arte de linha clara e um argumento inspirado em histórias de espiões. 
Festival d’Angoulême - Alph-Art du Meilleur Album Étranger 1995 
Harvey Awards - Best American Edition of Foreign Material 1999 
"La qualité du propos, l'efficacité de la narration et l’élégance du traitement graphique très Ligne Claire laissent béat d’admiration." 
BDzoom
‘JONAS FINK’ 
Vittorio Giardino 
Pequod 

16.3.24

Cinema - Prémio  
MONSTRA 
23.º Festival de Animação de Lisboa  
‘Linda Veut du Poulet!’, de Chiara Malta e Sébastien Laudenbach, vence Grande Prémio de Melhor Longa 2024    


O filme de animação ‘Linda Veut du Poulet!’, da realizadora italiana Ciara Malta e do realizador francês Sébastien Laudenbach, acaba de vencer o Grande Prémio de Melhor Longa, distinção para melhor filme em competição no Monstra - Festival de Animação de Lisboa 2024. A comédia de animação conta a história de uma jovem que a mãe castiga injustamente e depois compensa prometendo cozinhar um frango com pimentos para ela.  
Na sua 23.ª edição, o Monstra realizou-se no Cinema São Jorge, entre 07 e 17 de Março, apresentando o que de melhor se realiza no mundo do cinema de animação. O Festival de Animação de Lisboa promoveu a sua Competição Oficial com sete longas-metragens de animação oriundas de todo o mundo. O Monstra é uma iniciativa da Taumotrópio com a direcção artística de Fernando Galrito.  
O filme ‘Linda Veut du Poulet!’ volta a ser exibido no domingo, 17 de Março, às 21h00, no Cinema São Jorge.

PALMARÉS
Monstra - Grande Prémio de Melhor Longa 2024
‘Linda Veut du Poulet!’ (2023 Itália/França 73'), de Ciara Malta e Sébastien Laudenbach, com Mélinée Leclerc e Clotilde Hesme.
Monstra - Prémio Especial do Júri 2024 
‘Hokkyoku Hyakkaten no Concierge San’ (2023 Japão 70'), de Yoshimi Itazu, com Natsumi Kawaida e Takeo Otsuka.

‘LINDA VEUT DU POULET!’  
Chiara Malta / Sébastien Laudenbach 
Monstra - Grande Prémio de Melhor Longa 2024 

 

14.3.24

Filmes - Estreias online em Março
NOVIDADES EM FILMIN  
Novas entradas na plataforma de cinema independente 
filmin.pt  


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo do mês de Março.
Fundada em Barcelona, em 2007, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.  
Subscrição anual por 55€. 1 567 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.  

SELECÇÃO 
‘An Cailin Ciuin - A Menina Silenciosa’ (2022 Irlanda 95’), de Colm Bairéad, com Carrie Crowley e Andrew Bennett. 
‘Les Enfants des Autres - Os Filhos dos Outros’ (2022 França 103’), de Rebecca Zlotowski, com Virginie Efira e Roschdy Zem. 
‘Marcia su Roma - Marcha sobre Roma’ (2022 Irlanda 98’), de Mark Cousins, com Donald Trump e Alba Rohrwacher. 
‘As Bestas’ (2022 Espanha 137’), de Rodrigo Sorogoyen, com Marina Fois e Denis Ménochet. 
‘It's Such a Beautiful Day’ (2012 Estados Unidos 62’) de Don Hertzfeldt.
EXISTIMOS PORQUE O CINEMA MUDOU A NOSSA VIDA
Filmin

12.3.24

Livro - Romance 
‘O CONTRÁRIO DE NADA’ 
Tess Gunty 
(2024 Penguin Random House / Alfaguara) 


São vizinhos, e vivem num complexo habitacional de baixo custo em Vacca Vale, cidade em decadência. Um redactor de epitáfios online, uma jovem mãe com um segredo, uma mulher que trava sozinha a sua guerra contra roedores, um filho ingrato, três rapazes enfeitiçados pela mesma rapariga. A todos sucede alguma catástrofe, para quase todos está reservada uma promessa de libertação. 
‘The Rabbit Hutch - O Contrário de Nada’ é um romance, de 424 páginas, estreia da escritora norte-americana Tess Gunty, de 31 anos. 
National Book Awards - Fiction 2022 
“There are many bold moves in Gunty’s dense, prismatic and often mesmerizing debut, a novel of impressive scope and specificity that falters mostly when it works too hard to wedge its storytelling into some broader notion of Big Ideas.”
The New York Times 
“This is a novel that is almost over-blessed with ideas. Tess Gunty doesn’t quite balance the pieces of her story - she has a winning impulse for digression. Is a captivating writer.” 
The Guardian 
“La novela de Tess Gunty plantea una frenética sátira social con un estilo híbrido a caballo entre el ensayo y la ficción. Un talento prometedor de la narrativa norteamericana y desde luego en su nueva enfant terrible.” 
El País
‘THE RABBIT HUTCH’ 
Tess Gunty 
The Waterstones Interview 

10.3.24

Cinema - Prémios  
FANTASPORTO 2024 
44.º Festival Internacional de Cinema do Porto  
‘Sekai no Owari Kara - From the End of the World’, de Kazuaki Kiriya, vence Grande Prémio Melhor Filme      


O filme ‘Sekai no Owari Kara - From the End of the World’, do realizador japonês Kazuaki Kiriya, acaba de conquistar o Grande Prémio Melhor Filme no Fantasporto 2024, atribuído por um júri internacional. A longa-metragem, drama de ficção científica, conta a história de uma jovem atormentada no presente cujos sonhos a levam a viajar no tempo, o que interessa a agentes do governo. 
Promovida pela Cinema Novo, a 44.ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, sob direcção de Mário Dorminsky, decorreu de 01 a 10 Março, no Batalha Centro de Cinema. O festival programou a secção oficial competitiva Cinema Fantástico com 30 longas-metragens de 14 países a concurso, sob a temática do imaginário, fantástico e ficção científica. 
Livro ‘Fantasporto 40 Anos - Uma História de Cinema’ Beatriz Pacheco Pereira (2021 Cinema Novo) por 50 euros.    

PALMARÉS  
Fantasporto - Grande Prémio Melhor Filme 2024 
‘Sekai no Owari Kara’ (2023 Japão 135’), de Kazuaki Kiriya, com Aya Asahina e Aoi Ito.  
Fantasporto - Prémio Especial do Júri 2024 
‘The Complex Forms’ (2023 Itália 74’), de Fabio D'Orta, com David White e Michele Venni.
‘SEKAI NO OWARI KARA’ 
Kazuaki Kiriya 
Fantasporto - Grande Prémio Melhor Filme 2024

 

8.3.24

Festival - Música Electrónica 
SÓNAR LISBOA 2024 
Música, Criatividade & Tecnologia 
De sexta, 22 a domingo, 24 de Março no Pavilhão Carlos Lopes e Estufa Fria 


A cidade de Lisboa recebe a terceira edição do Sónar, um festival de música, criatividade e tecnologia promovido pela Advanced Music, que se realiza em Barcelona desde 1994 e soma mais de 70 edições, em 36 cidades diferentes do mundo. 
Em 2024, o Sónar Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII como espaço principal desta edição. Pelo Pavilhão Carlos Lopes vão passar alguns dos nomes mais relevantes da electrónica mundial, assim como artistas emergentes que definem as actuais tendências da música de dança. O Sónar Lisboa conta ainda com debates, workshops, exposições em redor das novas tecnologias, realidade virtual, inteligência artificial e espectáculos audiovisuais. 
Bilhetes à venda em DICE.fm 

SELECÇÃO
Sexta, 22 
Sónar by Night 
01h25 - 02h25 SónarClub - Tiga & Hudson Mohawke 
DJ e produtor electro/techno/synth-pop/house canadiano, fundador da editora Turbo e autor de ‘Sexor’ (2006 Different) & DJ e produtor electronic/hip hop escocês autor de ‘Cry Sugar’ (2022 Warp Records). 
02h30 - 04h10 SónarClub - DJ Gigola
DJ techno/downtempo/new age alemã, membro do colectivo Live From Earth e autora de ‘Fluid Meditations’ (2023 Live From Earth). 
Sábado, 23 
Sónar by Night 
00h10 - 01h10 SónarClub - Nia Archives 
Produtora e cantora techno/jungle/UK garage inglesa, artista visual e autora de ‘Sunrise Bang Ur Head Against Tha Wall - Remixes’ (2023 Islands Records). 
Domingo, 24 
Sónar by Night 
20h45 - 22h45 SónarClub - Bonobo DJ set 
Músico, produtor e DJ electronic/jazz/world inglês, autor de ‘Days to Come’ (2006 Ninja Tune).
00h00 - 02h00 SónarClub - Eliza Rose 
DJ e produtora UK garage/house inglesa, autora de ‘B.O.T.A.’ (2022 Rosebud Records).  
MÚSICA, CRIATIVIDADE & TECNOLOGIA 
Sónar Lisboa 2024