28.6.21

Livro - Romance 
‘DE NOITE TODO O SANGUE É NEGRO’ 
David Diop 
(2021 Relógio d’Água) 


Numa manhã da Primeira Guerra Mundial, o capitão Armand comanda o ataque contra o inimigo alemão. O atirador senegalês Alfa Ndiaye, que combate sob a bandeira francesa, vê um seu amigo morrer. No meio do massacre das trincheiras, vai espalhar a violência até ser deslocado para a retaguarda. 
‘Frère d’Âme - De Noite Todo o Sangue é Negro’ é um romance, de 128 páginas, do escritor francês de origem senegalesa David Diop. O autor, de 55 anos, é inédito em Portugal. 
Prix Goncourt - Finaliste 2018
International Booker Prize 2021 
“Avec sa concision, son style incantatoire qui évoque les griots, le roman emporte indéniablement. Avec cette litanie grandiose et douloureuse, le romancier David Diop entre assurément du premier coup dans la cour des grands.” 
Le Monde 
“A brilliant, shifting tale of a Senegalese soldier’s descent into madness. ‘At Night All Blood Is Black’ deserves the bouquets and trumpets after all.” 
The Guardian 
“A slim, delicate novel by the Senegalese-French writer David Diop. A great new African writer in a spare yet extraordinary novel.” 
The New York Times
DAVID DIOP 
‘Frère d’Âme’ 
Librairie Mollat 

26.6.21

Filme - Estreia a 08 de Julho no Medeia Cinema Nimas 
‘ANNETTE’ 
de Leos Carax 
com Adam Driver e Marion Cotillard 
(2021 CG Cinéma) 


Los Angeles, na actualidade. O humorista de stand-up Henry está a passar por sérios apuros. Após a morte da sua mulher, a cantora Ann, vê-se só a cuidar da filha Annette e acaba a descobrir que ela tem um dom especial. 
‘Annette’ é uma comédia dramática musical do realizador francês Leos Carax, de 61 anos, autor de ‘Pola X’ (1999), ‘Mauvais Sang - Má Raça’* (2001), ‘Tokyo!’ (2008) e ‘Holy Motors’* (2012). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin.  
“'Annette' is a forthright and declamatory and crazy spectacle, teetering over the cliff edge of its own nervous breakdown, demanding that we feel its pain, feel its pleasure and take it seriously.” 
The Guardian 
“Jusqu’à la dernière seconde du générique de fin, 'Annette' ne lâchera pas ses spectateurs, emportés par un mélo d’horreur chantant.” 
Cahiers du Cinéma 
“Une comédie musicale déchirante et inspirée.” 
Le Monde
‘ANNETTE’ 
Leos Carax 

22.6.21

Mostra Pública 
POSTER  
Uma galeria pública a céu aberto  
De 03 de Junho a 03 de Setembro, em Marvila - Lisboa 
(Departamento)   


Mostra pública de arte e palavra, a Poster tem como ambiente nativo a rua. Palavras, fotografia, desenho, ilustração e mix media assumem o formato poster como meio. A Poster surge como homenagem a um dos mais poderosos meios de comunicação de sempre. Foi o primeiro meio em que a arte e publicidade se uniram em simbiose. Mudaram o mundo e mudaram a forma como o mundo comunica. 
Nesta sexta edição da Poster, designers, ilustradores, fotógrafos, chefs e músicos portugueses e internacionais, juntaram-se para conceber 30 posters, impressos e colados nas paredes de Marvila, em Lisboa. Os trabalhos criativos não respondem a nenhum tema específico, sendo apenas pensados com base no meio/formato do poster/cartaz. 

CONVIDADOS 
Nuno Saraiva, Artur Pastor, Raul Reis, Nuno Viegas, António Paixão, Paulo Segadães, FAHR 021.3, Daniel Arthur, Tinker Hatfield, Patrick Grant, Teresa Pamplona, Los Pepes Studio, MikeGh0st, Claudia Rocha, André Carrilho, Márcia e Christian Haas. 
PERCURSO CERVEJARIAS  
Dois Corvos, Lynce e Musa.
MOSTRA PÚBLICA 
Poster

18.6.21

Festival de Arte Urbana 
MURO   
Parque das Nações 
De 03 a 11 de Julho em Lisboa 
(GAU) 


Festival de arte urbana pensado para derrubar barreiras dentro da cidade e da sociedade, através da arte urbana em bairros vulneráveis de Lisboa, o Muro junta artistas, moradores e visitantes para afirmar a cidade no panorama mundial da street art. 
Nesta quarta edição, o Muro, organizado pela Galeria de Arte Urbana da CM Lisboa, tem como tema central 'O Muro que nos (Re)úne' e leva a arte urbana até ao Parque das Nações. Entre os 36 artistas e colectivos e 25 propostas nacionais e internacionais, destaque para o inglês D*Face e a australiana Vexta, no Casal dos Machados, e a writer colombiana Zurik, no Parque Tejo.

VISITAS GUIADAS 
Sexta, 09 de Julho 
16h00 às 18h00 - Parque Tejo 
16h00 às 18h00 - Casal dos Machados 
16h00 às 18h00 - Av. Pádua 
Sábado, 10 e domingo, 11 de Julho
10h00 às 12h00 - Parque Tejo 
10h00 às 12h00 - Casal dos Machados 
10h00 às 12h00 - Av. Pádua 
16h00 às 18h00 - Parque Tejo 
16h00 às 18h00 - Casal dos Machados 
16h00 às 18h00 - Av. Pádua 
Reserva gratuita da visita guiada por email com nome, número de pessoas, data e hora pretendidas para gau@cm-lisboa.pt
O MURO QUE NOS (RE)ÚNE 
Muro’21 Parque das Nações

16.6.21

Filme - Estreia a 01 de Julho no Midas Cinema Ideal 
‘FIRST COW - A PRIMEIRA VACA DA AMÉRICA’ 
de Kelly Reichardt 
com Alia Shawkat e John Magaro 
(2019 A24) 


Início do século XIX. Cookie, um cozinheiro solitário viaja para o Oregon e junta-se a um grupo de caçadores de peles, onde conhece o imigrante chinês King-Lu que, tal como ele, procura criar fortuna. Rapidamente colaboram num negócio que envolve roubar o leite de uma primeira vaca local. 
‘First Cow - A Primeira Vaca da América’ é um drama western da realizadora norte-americana Kelly Reichardt, de 57 anos, autora de ‘Old Joy’ (2006), ‘Wendy and Lucy’* (2008), ’Meek’s Cutoff - O Atalho’* (2010), ‘Night Moves’* (2013) e ‘Certain Women’ (2016). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin. 
Sight & Sound - Best Films of 2020 
“It is a tremendously engaging story which does something that very few movies do: mention money.” 
The Guardian 
“'First Cow' is fundamentally a western. And like many great westerns it critiques some of the genre’s foundational myths with bracing, beautiful rigor, including the myth of heroic individualism.” 
The New York Times
‘FIRST COW’ 
Kelly Reichardt 

14.6.21

Filme - Estreia a 24 de Junho no Medeia Cinema Nimas e Midas Cinema Ideal 
‘COLECTIV - UM CASO DE CORRUPÇÃO’ 
de Alexander Nanau 
com Liviu Iolu e Razvan Lutac 
(2019 Alexander Nanau Production) 


Na sequência de um incêndio num clube de música romeno, vítimas de queimaduras começam a morrer nos hospitais devido a feridas que inicialmente não as colocavam em perigo de vida. Uma fraude no sistema de saúde é exposta pela equipa de jornalistas de investigação da ‘Gazeta Sporturilor’. 
‘Colectiv - Um Caso de Corrupção’ é um documentário do realizador romeno Alexander Nanau, de 42 anos e radicado na Alemanha. O cineasta é autor de ‘Toto Si Surorile Lui’ (2014). 
European Film Awards - European Documentary 2020 
“The cynicism and indifference to suffering is truly horrible, and a kind of insidious evil rises from the screen land also a terrible sadness.” 
The Guardian 
“The arc of the moral universe may bend toward justice. But as ‘Colectiv’ lays out with anguished detail and a profound, moving sense of decency, it takes stubborn, angry people.” 
The New York Times
‘COLECTIV’ 
Alexander Nanau

12.6.21

Filmes - Estreias online em Junho    
NOVIDADES EM FILMIN    
Novas entradas na plataforma de cinema independente      
filmin.pt


A plataforma de streaming Filmin estreia novas longas-metragens, entre novidades e clássicos. As novas entradas de títulos de cinema independente e de autor são disponibilizadas no catálogo online ao longo de Junho. 
Fundada em Barcelona, em 2007, por Juan Tous, Jaume Ripoll e José de Luna, a Filmin conta com o apoio de distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais. Presente em Portugal e Espanha, a plataforma dirige-se a todos os amantes de cinema independente. Aos que procuram um complemento à actualidade, os melhores clássicos, documentários e grandes estreias. A todos aqueles que queiram viajar até aos maiores festivais de cinema do mundo e que gostam de cinema de qualidade.    
Subscrição por 6,95€/mês ou 55€/ano. 1577 filmes em catálogo. Versões originais com legendas em português.      

SELECÇÃO  
‘À Bout de Souffle - O Acossado’ (1970 França 90’), de Jean-Luc Godard, com Jean-Paul Belmondo e Jean Seberg.

‘The Servant - O Criado’ (1963 Estados Unidos 116’), de Joseph Losey, com Dirk Bogarde e Sarah Miles. 
‘Mr. Klein - Um Homem na Sombra’ (1976 Estados Unidos 123’), de Joseph Losey, com Alain Delon e Jeanne Moreau. 
‘Accident - Acidente’ (1967 Estados Unidos 105’), de Joseph Losey, com Dirk Bogarde e Stanley Baker. 
‘Bande de Filles - Bando de Raparigas’ (2014 França 113’), de Céline Sciamma, com Karidja Touré e Assa Sylla. 
‘Merveilles à Montfermeil - As Maravilhas de Montfermeil’ (2019 França 109’), de Jeanne Balibar, com Jeanne Balibar e Ramzy Bedia. 
‘Leviafan - Leviatã’ (2014 Rússia 140’), de Andrey Zvyagintsev, com Aleksey Serebryakov e Elena Lyadova. 
‘Citizenfour’ (2015 Estados Unidos 114’), de Laura Poitras, com Edward Snowden e Glenn Greenwald.
‘Wallace & Gromit’ (1989-2008 Inglaterra 113’), de Nick Park, com Peter Sallis (voz). 
‘Ma Loute’ (2016 França 122’), de Bruno Dumont, com Fabrice Luchini e Juliette Binoche.
O MELHOR CINEMA ONLINE
Filmin

10.6.21

Teatro - Encenação  
‘A CIRCULARIDADE DO QUADRADO’    
de Dimítris Dimitriádis / Artistas Unidos 
De 23 de Junho a 17 de Julho no Teatro da Politécnica   


Relações disfuncionais elevadas ao limite. Uma mulher que deixou o lar conjugal retorna ao seu marido para vingar-se, uma mulher mata o seu marido e o seu amante, um homem dá um tiro no seu psicoterapeuta e amante, um casal gay compartilha o mesmo amante. A paixão como impulso impossível e a possibilidade de escapar do círculo vicioso. 
‘The Circle of the Square - A Circularidade do Quadrado’ (2009) é uma tragédia do dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis, de 77 anos, autor de ‘A Vertigem dos Animais antes do Abate’ (2017 Artistas Unidos). Encenação de Jorge Silva Melo e e representações de Hugo Tourita, Antónia Terrinha, Inês Pereira, Pedro Caeiro, Nuno Pardal, Simon Frankel, Bruno Vicente, Nuno Gonçalo Rodrigues e Vânia Rodrigues. 
“Uma equação erótica de paixão e desespero que apresenta onze pessoas de diferentes géneros, gerações e preferências sexuais que partilham uma necessidade irresistível: ser amadas.” 
Jorge Silva Melo (Artistas Unidos) 
Bilhetes à venda no Teatro da Politécnica, Fnac e BOL, por 10 euros (por 6 euros para terças-feiras). 
Livrinhos de Teatro ‘A Circularidade do Quadrado’ de Dimítris Dimitriádis (2018 Artistas Unidos / Cotovia).
DIMÍTRIS DIMITRIÁDIS / ARTISTAS UNIDOS  
‘A Circularidade do Quadrado’ 

6.6.21

Filme - Reposição a 17 de Junho no Medeia Cinema Nimas 
‘LADRI DI BICICLETTE - LADRÕES DE BICICLETAS’ 
de Vittorio De Sica 
Os Grandes Mestres do Cinema Italiano 


A distribuidora Leopardo Filmes, em colaboração com a exibidora Medeia Filmes, programam o ciclo ‘Os Grandes Mestres do Cinema Italiano’, no Cinema Nimas. Destaque para o filme ‘Ladri di Biciclette - Ladrões de Bicicletas’ (1948), de Vittorio de Sica, em cópia digital restaurada. 
O drama ‘Ladri di Biciclette - Ladrões de Bicicletas’ é o zénite do neo-realismo italiano e tem a grandeza de uma tragédia clássica. É um dos filmes maiores da história do cinema, que marcou várias gerações no mundo inteiro e ocupa há sete décadas consecutivas um lugar cimeiro no cânone dos melhores filmes de todos os tempos. 
Cahiers du Cinéma - 100 Films pour une Cinémathèque Idéale 
Sight & Sound - The 100 Greatest Films of All Time 

‘LADRI DI BICICLETTE - LADRÕES DE BICICLETAS’ (1948) 
de Vittorio De Sica, com Lamberto Maggiorani e Enzo Statola 
Roma. Anos duros pós-Segunda Guerra Mundial. Antonio encontra emprego como afixador de cartazes. Um dia, um ladrão rouba-lhe a bicicleta, sem a qual não pode trabalhar, e tem que pedir ajuda aos amigos e ao filho Bruno para recuperá-la.
‘LADRI DI BICICLETTE’ 
Vittorio De Sica

2.6.21

Filme - Estreia a 10 de Junho no Medeia Cinema Nimas 
‘NOTTURNO - NOCTURNO’ 
de Gianfranco Rosi 
com Ali
(2020 21Uno) 


Ao longo de três anos, a vida quotidiana nas fronteiras entre Iraque, Curdistão, Síria e Líbano. A contínua tragédia de guerras civis, ditaduras sangrentas, invasões estrangeiras e insurgência do grupo terrorista islâmico ISIS no Médio Oriente. 
‘Notturno - Nocturno’ é um documentário do realizador italiano Gianfranco Rosi, de 57 anos, autor de ‘El Sicario - Room 164’ (2010), ‘Sacro GRA’* (2013) e ‘Fuocoammare - Fogo no Mar’* (2016). 
* Filmes disponíveis na plataforma de streaming Filmin.  
“Gianfranco Rosi’s borderless tableaus bring out another kind of truth in faces, places and pure feeling.” 
The New York Times 
“It isn’t that Gianfranco Rosi has removed the context, it is more that he has supplied a new context, a more universalised, humanistic context of the spirit - with some artistic licence.” 
The Guardian 
“Bleak, but also frequently piercingly beautiful. A long way from cinema vérité, Rosi’s overtly poetic and somewhat performative style is closer to neorealism.” 
Sight & Sound
‘NOTTURNO’ 
Gianfranco Rosi