16.11.19

Cinema - Retrospectiva
‘AS VARIAÇÕES DE HONG SANG-SOO’ 
Em Dezembro e Janeiro na Cinemateca 
(Cinemateca Portuguesa) 


O cinema do sul-coreano Hong Sang-soo, de 59 anos, chega à Cinemateca em Dezembro e Janeiro, numa retrospectiva integral das 23 longas-metragens do realizador que abalou o cinema sul-coreano em meados dos anos 1990 e se consolidou como um autor de relevo do cinema contemporâneo.
A retrospectiva ‘As Variações de Hong Sang-Soo’ permite uma perspectiva panorâmica e captar a imersão nas relações e sensibilidades humanas e o trabalho formal de recursos minimalistas, num balanço de gravidade e ligeireza de tom.
“Uma obra cujo conjunto constitui um muito singular trabalho do cinema contemporâneo.” 
Cinemateca Portuguesa
Bilhetes à venda na Cinemateca e BOL por 3,20 euros. 

SELECÇÃO 
Dezembro 
Terça, 03 às 21h30 - ‘Geuk Jang Jeon - Conto de Cinema’ (2005 Coreia do Sul 89’), de Hong Sang‐soo, com Kim Sang-kyung e Uhm Ji-won. 
Um espectador decide cometer suicídio com a namorada, até que fica obcecado com a actriz de um filme. 
Segunda, 09 às 19h00 - ‘Yeojaneun Namjaui Miraeda - A Mulher É o Futuro do Homem’ (2004 Coreia do Sul 88’), de Hong Sang‐soo, com Yu Ji-tae e Kim Tae-woo. 
Um professor e o seu amigo cineasta e partilham a memória de uma jovem por quem estiveram apaixonados. 
Segunda, 12 às 18h30 - ‘Dangsinjasingwa Dangsinui Geo - Tu e os Teus’ (2016 Coreia do Sul 86’), de Hong Sang‐soo, com Kim Ju-hyuk e Lee Yoo-Young. 
Um pintor não consegue encontrar a sua namorada depois de uma discussão. 
Terça, 17 às 19h00 - ‘Book Chon Bang Hyang - O Dia em que Ele Chega’ (2011 Coreia do Sul 79’), de Hong Sang‐soo, com Yoo Joon-Sang e Kim Sang-Jung. 
Um ex-director de cinema tenta encontrar um seu amigo no bairro da antiga namorada.

Sem comentários: