30.1.16

Cinema - Ciclo Especial
CICLO CINEMA RUSSO 
Andrei Tarkovsky
De 11 de Fevereiro a 16 de Março no Medeia Espaço Nimas


Ao longo de 2016, a Leopardo Filmes e a Medeia Filmes levam a cabo uma importante e extensa operação que percorre quase um século do cinema russo, uma das mais importantes e influentes cinematografias na história do cinema. O programa tem início com a obra integral de um dos seus expoentes máximos na segunda metade do século XX, Andrei Tarkovsky.
Andrei Tarkovsky (1932-1986) é reconhecido como um dos mais importantes cineastas russos e um dos mais notáveis realizadores da história do cinema. Formou-se no instituto de cinematografia VGIK, onde aprendeu o conceito fundamental do cinema como uma forma de ‘esculpir o tempo’. Andrei Tarkovsky acabou por desenvolver um léxico e uma concepção cinematográfica inconfundíveis. A sua filmografia pode ser entendida como uma reflexão constante e coerente sobre a relação entre tempo e imagem.
Bilhetes à venda no Medeia Espaço Nimas por 6 euros.

SELECÇÃO 
Sábado, 13 e domingo, 28 de Fevereiro às 17h00 e 21h00 
‘Andrey Rublyov - Andrei Rubliov’ (1966) 
A vida do pintor de ícones russo num século XV marcado por lutas entre príncipes e invasões tártaras. 
 Domingo, 21 de Fevereiro e sábado, 05 de Março às 17h10 e 21h30 
‘Zerkalo - O Espelho’ (1975) 
Um homem nos seus últimos dias de vida relembra memórias pessoais e da história da Rússia. 
Sábado, 27 de Fevereiro às 16h00 e 22h00 
‘Stalker’ (1979) 
Um escritor e um cientista entram na Zona, local com propriedades estranhas onde caiu um meteorito.
EXIBIÇÃO DA OBRA INTEGRAL DO CINEASTA
Andrei Tarkovsky



26.1.16

Filmes - Estreias a 11 de Fevereiro no Midas Cinema Ideal
OS DOIS ÚLTIMOS BELÍSSIMOS FILMES DE PATRICIO GUZMÁN
'O Botão de Pérola' e 'Nostalgia da Luz'
(2016 Midas Filmes)


O cineasta chileno Patricio Guzmán, de 75 anos, é um mestre do documentário artesanal, poético e humanista. Envolvido com o mundo que o rodeia, sem militâncias, é uma referência do cinema documental contemporâneo. Todos os seus filmes têm um registo organizado e dramático para memória futura.
Patricio Guzmán começou por estudar cinema em Espanha e documentar o golpe de Estado de 1973 no Chile. Ameaçado de fuzilamento, vive em Cuba e Espanha e acaba por se radicar em França. Em 1997, funda o FIDOCS Festival Internacional de Documentales de Santiago. Já foi premiado nos festivais Berlinale, European Film Awards, DOK Leipzig e BFI London Film Festival, entre outros.

‘El Botón de Nácar - O Botão de Pérola’ (2005), de Patricio Guzmán, com Patricio Guzmán e Raúl Zurita. 
Dois botões foram encontrados nas profundezas do oceano que guarda a voz dos indígenas, colonos e prisioneiros políticos da Patagónia, na costa do Chile. 
‘Nostalgia de la Luz - Nostalgia da Luz’ (2010), de Patricio Guzmán, com Gaspar Galaz e Lautaro Núñez. 
No deserto de Atacama, a três mil metros de altura no norte do Chile, astrónomos observam estrelas e mulheres procuram familiares mumificados.
‘EL BOTÓN DE NÁCAR’
Patricio Guzmán



‘NOSTALGIA DE LA LUZ’
Patricio Guzmán

24.1.16

Livro - Romance
‘A COVA’ 
Cynan Jones 
(2016 Cavalo de Ferro) 


No interior rural do País de Gales, Daniel procura sobreviver à recente morte da sua mulher, ocupando-se da sua quinta e dos seus animais. O seu frágil mundo, ditado pelo respeito pela natureza e pelo ciclo das estações, cruza-se de forma violenta com o do seu vizinho, homem igualmente solitário, mas feroz, que se dedica à caça clandestina ao texugo.
Um romance do escritor britânico Cynan Jones, de 41 anos, autor inédito em Portugal.
Wales Book of the Year Award - Fiction 2015
"A dark, tense, and vital short novel. Profound, powerful, and utterly absorbing.” 
The Guardian
“(I)ntense and remarkably condensed. This is a novel with a heft far beyond its size. It is absolutely unflinching." 
The New York Times
ENTREVISTA CON EL ESCRITOR
Cynan Jones 

22.1.16

Filme - Estreia a 04 de Fevereiro no Medeia Monumental
‘CAROL’ 
de Todd Haynes 
com Cate Blanchett e Rooney Mara
(2015 Number 9 Films) 


Em Nova Iorque, no início da década de 1950, Therese Belivet trabalha numa loja em Manhattan e sonha com uma vida mais gratificante quando conhece Carol Aird, uma mulher sedutora presa a um casamento fracassado. Quando o envolvimento de ambas se torna público, o marido de Carol, Harge Aird retalia, pondo em causa a sua competência como mãe.
Um drama do realizador norte-americano Todd Haynes, de 55 anos, autor de ‘Safe - Seguro’ (1995), ‘Far from Heaven - Longe do Paraíso’ (2002) e ‘I'm Not There - Não Estou Aí’ (2007).
Sight & Sound - Best Films of 2015 
Film Comment - Best Films of 2015
“It is a creamily sensuous, richly observed piece of work, handsomely detailed and furnished. The combination of all this is intoxicating in itself.”
The Guardian
“At once ardent and analytical, cerebral and swooning, 'Carol' is a study in human magnetism, in the physics and optics of eros. With sparse dialogue and restrained drama, the film is a symphony of angles and glances, of colors and shadows.” 
The New York Times
‘CAROL’
Todd Haynes 

20.1.16

Música - Álbum
‘THIRD LAW’ 
Roly Porter 
(2016 Tri Angle) 


O músico inglês Roly Porter começou por integrar a dupla dubstep/industrial Vex´d até que se estreou a solo com o álbum ‘Aftertime’ (2011 Subtext) onde experimenta sonoridades electronic/dubstep/noise.
Roly Porter regressa agora com ‘Third Law’, novo álbum onde explora texturas da música de dança electronica avant-garde através de narrativas cinematográficas estranhas e paisagens sonoras densas. Vozes, coros, cordas, sintetizadores vintage e rajadas de percussão são usadas em composições que sugerem uma viagem ao espaço exterior. Um álbum poderoso, cósmico e abstracto.
“A fucked-up face-melter of an album that should be played at volume no lower than that of a 10-tonne, towering soundsystem.” 
Mixmag
“´Third Law´ seems to indicate that the club as a source of inspiration is not yet dead and buried. The throb of a good sound system still exerts a pull.” 
Wire
‘IN FLIGHT’
Roly Porter 

18.1.16

Filme - Estreia a 04 de Fevereiro no Medeia Monumental e Midas Cinema Ideal
‘THE HATEFUL OF EIGHT - OS OITO ODIADOS’ 
de Quentin Tarantino 
com Samuel L. Jackson e Kurt Russell
(2015 Double Feature Films) 


Após o fim da Guerra Civil, uma carruagem avaria no meio da paisagem invernal de Wyoming. O caçador de recompensas John Ruth leva a fugitiva Daisy Domergue para a entregar à justiça em Red Rock. Durante o percurso, encontram caçador de recompensas Marquis Warren e Chris Mannix, o próximo xerife da cidade. O grupo procura refúgio da tempestade na estalagem Minnie's Haberdashery, onde quatro outros desconhecidos estão abrigados. Aos poucos, os oito viajantes no local começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros.
Um western do realizador norte-americano Quentin Tarantino, de 53 anos, autor de 'Reservoir Dogs - Cães Danados' (1992), 'Pulp Fiction' (1994), 'Jackie Brown' (1997), 'Kill Bill' (2003/04), ‘Death Proof - À Prova de Bala’ (2007), ‘Inglourious Basterds - Sacanas Sem Lei’ (2009) e ‘Django Unchained - Django Libertado’ (2012).
“Quentin Tarantino has created another breathtakingly stylish and clever film, a Jacobean western, intimate yet somehow weirdly colossal.” 
The Guardian
“It’s as pure an expression of Tarantino’s voice as he’s ever mustered - easy to savor, even if the aftertaste leaves a trace of nasty bitterness.” 
The New York Times
‘THE HATEFUL OF EIGHT’
Quentin Tarantino 

16.1.16

Música - Prémios
WORLDWIDE AWARDS 2016 
Gilles Peterson
Searching for the perfect beat
(BBC Radio 6 Music)


Gilles Peterson e um painel de ouvintes do programa 'Worldwide' seleccionam a lista dos melhores álbuns do ano que passa a constituir um verdadeiro guia de descobertas para quem acompanha as novas tendências do jazz/fusion/dance. Os Worldwide Awards 2016 acabam de ser entregues no club Koko, em Londres. O radialista Gilles Peterson iniciou o seu programa 'Worldwide' na BBC Radio em 1998 sendo actualmente retransmitido de Londres para rádios de uma dezena de países.
Especialista em mix ecléticos de soul, hip-hop, house, afro, latin, electronica e jazz, Gilles Peterson construiu reputação mundial como divulgador musical e como DJ, a par da fundação das editoras Acid Jazz, Talkin’Loud e Brownswood, da regular edição de compilações e da promoção do Worldwide Festival, em Sète (França) e Leysin (Suíça).
Joining the musical dots at Saturdays 15:00-18:00 on BBC Radio 6 Music. 

GILLES PETERSON’S WORLWIDE ALBUMS OF THE YEAR 2016
01. ’The Epic’ Kamasi Washington (2015 Brainfeeder) 
02. ’Choose Your Weapon’ Hiatus Kaiyote (2015 Flying Buddha) 
03. ’To Pimp A Butterfly’ Kendrick Lamar (2015 Top Dawg) 
04. ’In Colour’ Jamie xx (2015 Young Turks) 
05. ’Into Forever’ Matthew Halsall & The Gondwana Orchestra (2015 Gondwana Records)
‘RE RUN HOME’
Kamasi Washington



‘BREATHING UNDERWATER’
Hiatus Kaiyote

10.1.16

Filme - Estreia a 21 de Janeiro no Medeia Monumental
‘ANOMALISA’ 
de Charlie Kaufman e Duke Johnson
com David Thewlis e Jennifer Jason Leigh (vozes)
(2015 Paramount Animation) 


Michael Stone é um orador motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut, onde irá falar numa convenção de profissionais de apoio ao cliente. Em crise existencial, Michael insinua-se a duas jovens assistentes até que conhece a comercial Lisa, por quem se apaixona.
Uma comédia dramática de animação stop-motion, estreia na realização longas-metragens da dupla norte-americana Charlie Kaufman, de 58 anos, e Duke Johnson, de 37 anos.
Venezia 72 - Gran Premio della Giuria 2015
“'Anomalisa' is a movie with wit to burn and enough incidental touches that the total achievement feels immense.”
The Guardian
“Charlie Kaufman’s gift for quotidian horror remains startling; he’s a whiz at minor miseries.” 
The New York Times
‘ANOMALISA’
Charlie Kaufman & Duke Johnson 

4.1.16

DJ Set
OMAR-S 
Keep techno 
Sexta, 15 de Janeiro no Lux


O norte-americano Alexander Smith é o DJ e produtor Omar-S, fundador da editora FXHE Records e um dos notáveis do Detroit techno. Criador de um som único, com uma estética analógica, criou um culto à sua volta pela sua autenticidade. Entre os seus álbuns, destaque para os essenciais ‘Fabric 45’ (2009 Fabric), ‘It Can Be Done But Only I Can Do It’ (2011 FXHE) e 'Thank You For Letting Me Be Myself’ (2013 FXHE).
O som techno/house de Omar-S caracteriza-se por ritmos crus, grooves filtrados e influências dos pioneiros do techno de Detroit e do house de Chicago. Omar-S põe a música em primeiro lugar, se gosta, vai tocar. O regresso da fusão de influências à cabine do Lux.
“Quase imune a modas e a tendências, eis Omar-S. Agora dancem.”
Lux
BOILER ROOM
Omar-S

2.1.16

Filme - Estreia a 14 de Janeiro no Medeia Monumental
‘JIGEUMEUN MATGO GEUTTAENEUN TEULLIDA - SÍTIO CERTO, HISTÓRIA ERRADA’ 
de Hong Sang-soo 
com Jae-yeong Jeong e Min-hee Kim
(2015 Jeonwonsa Film) 


Por engano, o cineasta Ham Cheon-soo chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, vai até a um antigo palácio, onde encontra a artista Yoon Hee-jeong. Juntos, vão até a loja de Yoon para admirar as suas pinturas, comer sushi e conhecerem-se. Cheon-soo aproveita o momento para revelar algo inesperado.
Um drama do realizador sul-coreano Hong Sang-soo, de 56 anos, autor de ‘Bam Gua Nat - Noite e Dia’ (2008), ‘Ha Ha Ha’ (2010) e ‘Da-reun Na-ra-e-suh - Noutro País’ (2012).
Festival del Film Locarno - Pardo d’Oro 2015 
Film Comment - Best Films of 2015 
“The South Korean director delivers another structurally clever character study with surprisingly potent results. While intensely familiar, it still manages to surprise.” 
Indiewire
‘JIGEUMEUN MATGO GEUTTAENEUN TEULLIDA’
Hong Sang-soo