6.11.16

Prémio - Literário
PRIX GONCOURT 2016 
Institution littéraire 
’Chanson Douce’, de Leila Slimani, vence prémio literário
(Académie Goncourt) 


O romance ’Chanson Douce’ (2016 Gallimard), da escritora franco-marroquina Leila Slimani, acaba de ganhar o Prix Gouncourt, o mais prestigiado prémio literário de expressão francesa, promovido pela Académie Goncourt. O prémio tem um valor monetário de apenas 10 euros mas a projecção e prestígio da sua atribuição é imensamente superior. Como é da tradição, o vencedor do prémio foi anunciado no salão 'Goncourt' do restaurante 'Drouant', em Paris. O romance ’Chanson Douce’, inspirado numa história real, conta a história de um casal e dois filhos pequenos que decide contratar uma ama, que rapidamente os conquista e consegue uma dependência mútua que acaba em tragédia.
A jornalista e escritora Leila Slimani, de 35 anos, já tinha lançado um primeiro romance e não está publicada em Portugal.
“L'Académie Goncourt récompense un livre qui parle du présent, du quotidien, et de ses problèmes. L'écriture de Leila Slimani est tout à fait adaptée au sujet: juste, méticuleuse, précise et en même temps pleine d'allant, toute en mouvement.” 
Bernard Pivot, président du Prix Goncourt

Sem comentários: