8.10.16

Cinema - Festival
DOCLISBOA‘16 
14º Festival Internacional de Cinema
De 20 a 30 de Outubro na Culturgest e Cinema São Jorge
(Apordoc)


Organizado pela Apordoc - Associação pelo Documentário, o Doclisboa apresenta em antestreia os melhores documentários da última temporada numa tentativa de compreender em que ponto está e como opera hoje o cinema do real. O festival internacional de cinema documental pretende dar ao público novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar, mostrando filmes importantes e premiados.
Com direcção de Cíntia Gil, Davide Oberto e Tiago Afonso, o Doclisboa vai exibir nesta edição 259 documentários de 41 países, alguns em estreia mundial. A programação inclui a Competição Nacional e Internacional, as secções paralelas Riscos, Heartbeat, Cinema de Urgência e Da Terra à Lua e as retrospectivsa Peter Watkins, dedicada à obra do cineasta inglês, e Por Um Cinema Impossível, dedicado ao documentário e vanguarda em Cuba.
Bilhetes à venda na Culturgest por 4 euros.  

SELECÇÃO 
Quinta, 20 de Outubro - Sessão de Abertura 
21h30 Culturgest - ‘Oleg y las Raras Artes’ (2015 Espanha 79’) de Andrés Duque. 
Retrato do único pianista que tocava ainda no piano do Czar Nicolau II, num encontro com a música, a escuta e a criação. 
Sexta, 28 de Outubro 
21h15 Cinema São Jorge - ‘Liberami’ (2016 Itália 89’) de Federica di Giacomo. 
Na Sicília, um padre realiza exorcismos quase diariamente, numa comunidade para a qual o mal-estar é associado à ‘possessão’. 
Domingo, 30 de Outubro 
21h30 Culturgest - Premiados  
Grande Prémio para Melhor Filme da Competição Internacional e Prémio para Melhor Curta-Metragem 
22h00 Cinema São Jorge - ‘Among the Believers’ (2015 Canadá/Índia 84’) de Hemal Trivedi e Mohammed Ali Naqvi. 
A disseminação da escola islâmica radical Lal Masjid, que treina legiões de crianças para devotarem a vida à jihad, no Paquistão.

Sem comentários: