22.6.16

Cinema - Sessão
ENCONTRO COM BÉLA TARR 
Projecção de ‘Sátántangó - O Tango de Satanás’ 
Sábado, 02 de Julho às 15h30 na Cinemateca Portuguesa


Presença de Béla Tarr na Cinemateca, onde apresenta filmes seus e, escolhidos por ele, filmes de outros realizadores. O programa conclui se com uma sessão em que Béla Tarr está disponível para dialogar com os seus espectadores, e pela projecção do seu monumental filme ‘Sátántangó - O Tango de Satanás’.
O realizador húngaro Béla Tarr, de 61 anos, que já anunciou deixar de fazer filmes, é reconhecido como um dos grandes cineastas contemporâneos. Os seus expressivos filmes são marcados por um preto e branco sumptuoso e por elaborados planos-sequência. Ambientados em pequenas localidades do interior da Hungria, fustigados pela chuva e frio. São registos perturbadores da experiência individual nos países do leste europeu, de que se destacam ‘Sátántangó - O Tango de Satanás’ (1993), ‘Weckmeister Harmóniák’ (2000) e ‘A Torinói Ló - O Cavalo de Turim’ (2011).
Pack ‘Béla Tarr - Volume I’ (2016 Midas Filmes) com os DVDs ‘O Tango de Satanás’, ’As Harmonias de Werckmeister’, ’Danação’ e ‘O Cavalo de Turim’ à venda no Midas Cinema Ideal por 40 euros.

Sábado, 02 de Julho às 15h30 
‘SÁTÁNTANGÓ - O TANGO DE SATANÁS’ (1933 Hungria 430’), de Béla Tarr, com Mihály Vig e Putyi Horváth 
Numa pequena cidade na Hungria nos anos 1990, os habitantes vivem os últimos dias do regime comunista e estão animados por receber dinheiro pela venda de uma quinta colectiva. 
Legendado em português. Com a presença de Béla Tarr. Sessão de 7h10 com intervalos. 
Sight & Sound - The Greatest Films of All Time
“Um dos insubstituíveis ‘trabalhos sobre o tempo’ por parte do cinema moderno.” 
Cinemateca Portuguesa

Sem comentários: