30.8.15

Cinema - Ciclo
FESTA DO CINEMA CHINÊS 
Doze filmes contemporâneos, vinte filmes clássicos 
De 10 a 30 de Setembro no Midas Cinema Ideal


Lisboa celebra a primeira edição da Festa do Cinema Chinês, como resultado de uma nova colaboração a nível cultural e cinematográfico entre a Cinemateca Portuguesa e a China Film Archive. Serão apresentados doze filmes contemporâneos e vinte filmes clássicos. 
Entre as longas-metragens contemporâneas, incluem-se filmes de cineastas como Lou Ye, Ann Hui ou Tsui Hark, bem como filmes produzidos pelo estúdio chinês Xiaoxiang Film Group. Na Cinemateca Portuguesa, serão exibidos 20 filmes clássicos nos ciclos ‘Cinema Chinês: Panorama Histórico’ e ‘Retrospectiva Xie Jin’.
Bilhetes à venda no Midas Cinema Ideal. 

SELECÇÃO 
Domingo, 13 às 19h00 
‘Tui Na - Massagem’ (2014 China), de Lou Ye, com Xiaodong Guo e Lu Huang. 
Ma, que perdeu a visão quando jovem, trabalha numa casa de massagens é levado para um bordel onde se apaixona pela prostituta Mann.
DOZE FILMES CONTEMPORÂNEOS, VINTE FILMES CLÁSSICOS
Festa do Cinema Chinês





28.8.15

DJ Set
MCDE 
Motor City Drum Ensemble 
Sexta, 11 de Setembro no Lux


O DJ e produtor alemão Danilo Plessow é o nome por detrás do projecto house/disco/funk Motor City Drum Ensemble, numa homenagem à cidade automóvel de Estugarda e ao techno de Detroit.
Reconhecido como remisturador, Motor City Drum Ensemble tem uma sensibilidade tradicionalista e requintada, assente nos sons profundos do deep house, conhecimento da música electrónica e talento melódico. O gosto musical ecético reflectiu-se no mix-álbum ‘Motor City Drum Ensemble DJ-Kicks’ (2011 !K7 Records) e é demonstrado nas pistas de dança mais exigentes.
Resident Advisor - Top 20 DJs 2014 
Bilhetes à venda na bilheteira do Lux a partir das 23h00
“Uma das melhores exportações alemãs do século XXI. Motor City Drum Ensemble, já não se livra do estatuto de DJ e produtor house de culto”. 
Lux
BOILER ROOM
Motor City Drum Ensemble

26.8.15

Cinema - Festival
MOTELx   
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 
De 09 a 13 de Setembro no Cinema São Jorge
(CTLX Cineclube de Terror de Lisboa)


O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa tem como objectivo revelar em Portugal o melhor do cinema de terror de todo o mundo e em todas as suas variantes: das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências.
Nesta nona edição a secção Serviço de Quarto (Room Service) volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e subgéneros e contempla slashers (sub-género adolescentes), terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore (sub-género mutilação). O convidado de honra é o realizador e produtor norte-americano Roger Corman. O MOTELx apresenta duas dezenas de longas-metragens, sessões ao ar livre, masterclasses, workshops, exposições e festas. O festival tem a direcção de Carlos Pontes, Pedro Souto, João Monteiro e João Viana do CTLX Cineclube de Terror de Lisboa.
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge e Fnac por 4 euros.  

SELECÇÃO  
Terça, 08 
22h00 - ‘Riaru Onigokko - Tag’ (2015 Japão), de Sion Sono, com Reina Triendl e Mariko Shinoda. 
Autocarros com estudantes são cortados ao meio. As raparigas são perseguidas por sobrenaturais homicidas. 
Sexta, 11  
21h45 - ‘Cop Car’ (2015 Estados Unidos), de Jon Watts, com Kevin Bacon e James Freedson-Jackson. 
Duas crianças encontram e resolvem conduzir um carro de polícia abandonado, sem fazerem ideia do risco que correm. 
00h15 - ‘What We do in the Shadows’ (2014 Nova Zelândia), de Jemaine Clement e Taika Waititi, com Jemaine Clement e Taika Waititi. 
Três vampiros tentam sobreviver na sociedade de hoje e são obrigados a aprender tudo sobre hipsters. 
Domingo, 13 
14h45 - ‘Green Room’ (2015 Estados Unidos), de Jeremy Saulnier, com Imogen Poots e Alia Shawkat. 
A banda punk/rock Ain’t Rights depara-se com o cenário de um crime e vê-se encurralada nos camarins por skinheads.
ONDE O TERROR É BEM-VINDO
MOTELx

24.8.15

Festival
LISB-ON 
Lisboa está on! 
Sábado, 05 e domingo, 06 de Setembro, das 14h00 às 23h00, no Parque Eduardo VII
(Jardim Sonoro)


Promovida pela Jardim Sonoro de Miguel Ângelo Fernandes, Lisb-On é a nova festa de Lisboa, um novo groove para ver, ouvir e sentir. Um festival de dois dias abençoado pela luz de Lisboa, um jardim sonoro e quase secreto no parque mais emblemático da cidade.
A segunda edição do Lisb-On recebe mais de uma dezena de projectos e DJs nacionais e internacionais de referência e de largo espectro musical na electrónica, do house ao techno e do nu jazz ao nu-disco. O dia também promete invadir a noite. Ao Lisb-On estão associados bares, discotecas e restaurantes, com diferentes actividades concebidas especificamente para as noites deste fim-de-semana.
Bilhetes à venda na Fnac e Flur por 25 euros (bilhete diário). 

SELECÇÃO 
Domingo, 06 de Setembro 
16h00 - Andras & Oscar (live act) 
Dupla australiana do músico, DJ e produtor deep house/lounge Andras Fox com o cantor r&b/pop Oscar Key Sung, autora de ‘Café Romantica’ (2014 Dopeness Galore). 
17h20 - Jazzanova featuring Paul Randolph (live) 
Colectivo nu-jazz alemão fundador da editora Sonar Kollektiv e autor de ‘In Between’ (2002 JCR), ‘Of All The Things’ (2008 Verve) e ‘Funkhaus Studio Sessions’ (2012 Sonar Kollektiv). 
19h00 - Todd Terje (live act) 
Músico, DJ e produtor house/disco norueguês autor de ‘It’s Album Time’ (2014 Olsen). 
20h15 - Michael Mayer (DJ set) 
DJ, produtor e remixer techno/minimal alemão, fundador da editora Kompakt, autor de ‘Touch’ (2005 Kompakt) e ‘Mantasy’ (2012 Kompakt) e parte da dupla pop/techno/ambient Supermayer.
LISBOA ESTÁ ON!
Lisb-On



TODD TERJE
Oya Festival 2014 

22.8.15

Filme - Estreia a 03 de Setembro no UCI El Corte Inglés e Cinema City Alvalade
‘SHAUN THE SHEEP MOVIE - A OVELHA CHONÉ: O FILME’ 
de Mark Burton e Richard Starzak 
com Justin Fletcher e John Sparkes (vozes)
(2015 Aardman Animations) 


Shaun, uma ovelha esperta e matreira, vive com o seu rebanho na quinta Mossy Bottom Farm sob a supervisão do agricultor Farmer e do cão pastor Bitzer. A vida na quinta caiu numa rotina enfadonha e Choné prepara um plano para conseguir um dia de folga.
Uma comédia de animação stop-motion do estúdio inglês Aardman, criador de ‘Chicken Run - A Fuga das Galinhas’ (2000), ‘Wallace & Gromit - A Maldição do CoelhoHomem’ (2005) e ‘Flushed Away - Por Água Abaixo’ (2006).
“The Aardman vision of contemporary England is generous, inclusive and - if a fast-moving film about a smart-alec sheep can allow itself such grandiose ambitions - genuinely inspiring.” 
The Guardian
“A charming and clever concoction.” 
The New York Times
“Une histoire inventive, palpitante. Ce film, en un mot, est un petit bijou de surréalisme bon enfant, une échappée loufoque.” 
Le Monde
‘SHAUN THE SHEEP MOVIE’
Aardman Animations

20.8.15

Filme - Estreia a 03 de Setembro no Midas Cinema Ideal
‘A GIRL WALKS HOME ALONE AT NIGHT - UMA RAPARIGA REGRESSA DE NOITE SOZINHA A CASA’ 
de Ana Lily Amirpour 
com Sheila Vand e Arash Marandi
(2014 Say Ahh Productions) 


Há coisas estranhas a acontecer na Bad City. A cidade fantasma iraniana, terra de prostitutas, drogados, chulos e outras almas sórdidas, é um lugar que fede a morte e desespero, onde uma solitária vampira persegue os habitantes mais repugnantes da cidade. Mas quando um rapaz conhece uma rapariga, uma história de amor invulgar começa a desabrochar.
Um filme de terror a preto e branco, primeira longa-metragem da realizadora inglesa de origem iraniana, radicada nos Estados Unidos, Ana Lily Amirpour, de 35 anos.
“Even as Ana Lily Amirpour draws heavily from various bodies of work with vampirelike hunger, she gives her influences new life by channeling them through other cultural forms, including her chador-cloaked vampire.” 
The New York Times
“Droll monochrome comedy of the Iranian undead. Ana Lily Amirpour has found her own funny, smart expression for teenage-bedroom loneliness, romantic isolation and a kind of perpetual emotional exile. It’s a film with bite.” 
The Guardian
“Un premier film un peu figé dans l'exercice de style, mais autour duquel se crée, en noir et blanc et en musique, un petit monde poétique et intrigant.” 
Le Monde
‘A GIRL WALKS HOME ALONE AT NIGHT’
Ana Lily Amirpour



16.8.15

Filme - Estreia a 27 de Agosto no Medeia Monumental
‘AS MIL E UMA NOITES: VOLUME UM - O INQUIETO’
de Miguel Gomes 
com Crista Alfaiate e Adriano Luz
(2015 O Som e a Fúria)


Num país europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho dá o seu lugar à bela Xerazade. Ela dá conta ao rei das inquietantes maldições que se abatem sobre o país.
Uma comédia dramática do realizador português Miguel Gomes, de 43 anos, autor de ‘A Cara que Mereces’ (2004), ‘Aquele Querido Mês de Agosto’ (2008) e ‘Tabu’ (2012).
“O filme em três partes de Miguel Gomes vale pelos problemas teóricos, complexos, por vezes apaixonantes, que levanta ao próprio cinema.” 
Expresso
“Part cinematic endurance test, part intellectual exercise, the butt-crunching 338-minute film from Portugal’s Miguel Gomes is funny, poignant and, at times, befuddling.” 
The Guardian
‘AS MIL E UMA NOITES: VOLUME UM - O INQUIETO’
Miguel Gomes

12.8.15

Filme - Estreia a 27 de Agosto no Medeia Monumental
‘BANDE DE FILLES - BANDO DE RAPARIGAS’ 
de Céline Sciamma 
com Karidja Touré e Assa Sylla
(2014 Hold Up Films ) 


Oprimida pela família, sem perspectivas de futuro escolar e com o ambiente maioritariamente masculino no seu bairro, Marieme começa uma nova vida após conhecer um grupo de três raparigas que vivem livremente e respeitando apenas as suas próprias vontades. Altera o seu nome, a sua forma de vestir e deixa a escola para ser aceite no grupo, na esperança de se libertar da opressão que a rodeia.
Um drama da realizadora francesa Céline Sciamma, de 35 anos, autora de ‘Naissance des Pieuvres’ (2007) e ‘Tomboy - Maria-Rapaz’ (2011).
“Céline Sciamma revels in the risky, reckless exuberance of adolescence and in the sheer joy of filming it.” 
The New York Times
“'Bande de Filles', troisième long-métrage, rageur et scintillant, de Céline Sciamma.” 
Le Monde
“La cinéaste ne peut s’empêcher d’alourdir sa mise en scène de coquetteries revenues du pire World cinema et d’en revenir sans cesse à l’impensé sociologique de son scénario, réduisant l’essentiel du récit à des clichés de sitcom.” 
Cahiers du Cinéma
‘BANDE DE FILLES’
 Céline Sciamma

8.8.15

Filme - Estreia a 20 de Agosto no Medeia Monumental
‘IT FOLLOWS - VAI SEGUIR-TE’ 
de David Robert Mitchell 
com Maika Monroe e Keir Gilchrist
(2014 Northern Lights Films) 


Para a jovem Jay, de 19 anos, o Outono deveria ser sinónimo de escola, rapazes e fins de semana no lago. Mas na sequência de um encontro sexual aparentemente inocente, Jay vê-se atormentada por estranhas visões e pela terrível sensação de que alguém ou algo está a segui-la.
Um filme de terror do realizador norte-americano David Robert Mitchell, de 41 anos, autor de ‘The Myth of the American Sleepover’ (2010).
Deauville - Prix de la Critique 2014 
“David Robert Mitchell brings off some sensational setpieces of fear and suspense. I can’t remember when I was last so royally freaked out in the cinema.” 
The Guardian
“'It Follows' recycles familiar teenage horror tropes but its mood is dreamy. Seldom do you feel manipulated by exploitative formulas.” 
The New York Times
“Le film est d'une grande beauté. Ses partis pris - sophistication plastique des cadres et paysages sonores raffinés - exaltent l'inquiétante étrangeté qui en fait le charme.” 
Le Monde
‘IT FOLLOWS’
David Robert Mitchell