8.7.15

Livro - Novela Gráfica
‘PYONGYANG - UMA VIAGEM À COREIA DO NORTE’ 
Guy Delisle 
(2015 Devir / Biblioteca de Alice) 


Com a companhia constante e obrigatória de um guia e um tradutor, o autor percorre a capital da Coreia do Norte com seu olhar de artista, vendo além do que é cuidadosamente seleccionado para ser apresentado aos raros visitantes estrangeiros. Apresenta o seu testemunho do país, dos habitantes, dos costumes e do regime totalitário de Kim Jong-Il, numa novela gráfica reportagem, em edição de capa dura, com 192 páginas a preto e branco. As histórias são ilustradas de forma simples mas bastante pormenorizada e apresentam com ironia e bom humor os paradoxos de uma sociedade em negação.
O autor de banda desenhada canadiado Guy Delisle, de 49 anos, é o criador das novelas gráficas ‘Shenzhen’ (2000 L’Association), que integra a lista Les Inrockuptibles - 100 BD Indispensábles, ‘Chroniques Birmanes’ (2007 Delcourt), e ‘Chroniques de Jérusalem’ (2011 Delcourt), prémio para melhor álbum Festival d’Angoulême - Fauve d’Or 2012.
“'Pyongyang' is a fascinating, even important document. Its simple yet highly evocative artwork brings us a kind of photo-reportage.” 
The Guardian

Sem comentários: