30.8.12

Cinema - Festival
MOTELx
Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa
6ª Edição
De 12 a 16 de Setembro no Cinema São Jorge
(CTLX Cineclube deTerror de Lisboa)


O MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é um evento com o intuito de revelar em Portugal o melhor do cinema de terror de todo o mundo e em todas as suas variantes: das grandes produções aos independentes, do clássico ao experimental, do culto às novas tendências.
Nesta sexta edição a secção Serviço de Quarto (Room Service) volta a ser o eixo do festival com as mais diversas temáticas e subgéneros e contempla slashers (sub-género adolescentes), terror indie, histórias de fantasmas, thrillers psicológicos, comédias e gore (sub-género mutilação). O MOTELx apresenta três dezenas de longas-metragens e tem como convidado de honra o realizador, argumentista e produtor italiano Dario Argento. O festival tem a direcção de Carlos Pontes, Pedro Souto, João Monteiro e João Viana do CTLX Cineclube de Terror de Lisboa.
Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 3,50 euros.

SELECÇÃO
Sexta, 14
00h15 - ‘HWANG HAE - THE YELLOW SEA’ (2010 Coreia do Sul), de Na Hong-Jin, com Ha Jeong-Woo e Kim Yoon-Seok.
Gu-nam é um taxista coreano na China, viciado no jogo e endividado. Um gangster impõe-lhe um trabalho que lhe resolveria todos os problemas financeiros: ir a Seul matar um homem.
00h00 às 06h00 - TERROR EM FESTA
Noite MOTELx no Ritz Clube com Bandido$ (DJs Bruno Sousa e Rui Teixeira).
Sábado, 15
19h30 - ‘RED STATE’ (2011 Estados Unidos), de Kevin Smith, com John Goodman e Melissa Leo.
Um grupo de adolescentes é apanhado na teia de uma seita de fanáticos religiosos, liderados pelo pastor Abin Cooper, que planeia acções radicais para retirar o pecado do mundo.
Domingo, 16
19h15 - ‘SERBUAN MAUT - THE RAID: REDEMPTION’ (2011 Indonésia), de Gareth Evans, com Iko Uwais e Doni Alamsyah.
Um corpo de assalto da polícia de Jakarta invade um edifício controlado por um líder criminoso que dá protecção a violentos facínoras. Os polícias vão enfrentar feroz resistência.
O MONSTRO ESTÁ A CHEGAR...
MOTELx




26.8.12

BD - Álbum Duplo
‘O GATO DO RABINO’
O Paraíso Terrestre / Jerusalém de África
Joann Sfar
(2012 LeYa ASA)


Argélia do início do século XX. Ao engolir um papagaio, um gato conquista o poder da palavra e começa a questionar-se se não será judeu, contando os diálogos com o seu mestre. Uma narrativa bem-humorada e um desenho impreciso e distorcido numa homenagem poética à cultura judaica e aos pintores argelinos. Um duplo álbum que reúne os volumes ‘4 - O Paraíso Terrestre’ e ‘5 - Jerusalém de África’ depois do álbum triplo com os tomos ‘1 - O Bar-Mitsvá’, ‘2 - O Malka dos Leões’ e ‘3 - O Êxodo’ lançado pelo ‘Público’ na colecção Os Incontornáveis de Banda Desenhada.
‘O Gato de Rabino’ é uma série de banda desenhada do desenhador francês Joann Sfar, de 41 anos, considerado um dos mais importantes criadores da nova vaga franco-belga de banda desenhada e autor das séries ‘Donjon’ e ‘Petit Vampire’ e do álbum ‘O Principezinho - Segundo a obra de Saint-Exupéry’ (2009 Editorial Presença).
Les Inrockuptibles - 100 BD Indispensables
Festival d’Angoulême - Prix du Trentenaire
Eisner Awards - Best U.S. Edition of Foreign Material 2006
‘DRAWS FROM MEMORY’
Joann Sfar

22.8.12

Cinema - Ciclo
UM ANO DE CINEMA(S)
Os melhores filmes estreados no último ano
Setembro no Medeia King
(Medeia Filmes)


Os melhores filmes estreados entre Agosto de 2011 e Agosto de 2012 são mostrados, no ciclo 'Um Ano de Cinema(s)'. No cinema Medeia King, reposições dos melhores filmes estreados no último ano, para ver ou rever, um por dia. Com preços únicos a quatro euros, sessões diárias às 14h, 16h30, 19h e 21h30.
A Medeia Filmes exibe há duas décadas os melhores filmes, incluindo os menos divulgados, contrariando a ideia feita de que não haveria em Portugal público para estes filmes, foi possível fazer de muitos deles sucessos de estima, de crítica e de público. Desde o início, a exibidora de Paulo Branco privilegia a divulgação do cinema europeu, português e das cinematografias menos divulgadas, a reposição de grandes clássicos da história do cinema em cópias novas e a disponibilização do catálogo de filmes em DVD.

SELECÇÃO
Setembro
Segunda, 10
‘PATER’ de Alain Cavalier, com com Alain Cavalier e Vincent London.
Terça, 11
‘AUTOBIOGRAFIA LUI NICOLAE CEAUSESCU - AUTOBIOGRAFIA DE NICOLAE CEAUSESCU’, de Andrei Ujica, com Nicolae Ceausescu e Elena Ceausescu.
Domingo, 16
‘L´APOLLONIDE - MEMÓRIAS DE UM BORDEL’, de Bertrand Bonello, com Hafsia Herzi e Céline Sallette.
Segunda, 17
‘JODAEIYE NADER AZ SIMIN - UMA SEPARAÇÃO’, de Asghar Farhadi, com Peyman Moaadi e Leila Hatami.
Sexta, 21
‘MELANCHOLIA - MELANCOLIA’, de Lars von Trier, com Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg.
Sábado, 22
‘SHAME - VERGONHA’, de Steve McQueen, com Michael Fassbender e Carey Mulligan.
Quarta, 26
‘TABU’, de Miguel Gomes, com Teresa Madruga e Laura Soveral.
OS MELHORES FILMES ESTREADOS NO ÚLTIMO ANO
Medeia King

20.8.12

Livro - Romance
‘O BARULHO DAS COISAS A CAIR’
Juan Gabriel Vásquez
(2012 Alfaguara)


Bogotá, década de 1990. Antonio Yammara é um jovem professor de Direito que, nas horas vagas, se refugia numa sala de bilhar, onde conhece Ricardo Laverde, um ex-presidiário. O relacionamento é interrompido com o assassinato de Laverde. A recuperação de Yammara é longa e traumática, colocando em causa o seu casamento. Yammara acaba por investigar a morte de Laverde.
Um romance do escritor colombiano, radicado em Barcelona, Juan Gabriel Vásquez, de 39 anos, inédito em Portugal.
Premio Alfaguara - Novela 2011
El País - Babelia Libros del Ano 2011
“Podemos advertir la maestría en su composición, el uso de varios tiempos que se entrecruzan, la dosificación de ambientes y paisajes. Excelente, pues, esta novela, capaz de no agotar los temas y que permite al lector suponer más de lo que se dice.”
El Mundo
‘EL RUIDO DE LAS COSAS AL CAER’
Juan Gabriel Vásquez

18.8.12

Filme - Sessão de Cinema
‘8 ½ - FELLINI 8 ½’
Série ‘O Que Quero Ver’
Terça, 04 de Setembro às 21h30 na Cinemateca Portuguesa


O programa de Setembro da Cinemateca Portuguesa recupera a série ‘O Que Quero Ver’ com sugestões dos espectadores, dando a ver ‘8 ½’ (1962), do realizador italiano Federico Fellini. O ponto de partida de ‘8 ½’ foi o cancelamento de um projecto de Fellini. Vendo a alegria dos técnicos perante a hipótese de fazer um novo filme (só ele sabia do cancelamento do projecto), Federico Fellini decidiu fazer um filme sobre um filme que não se faz.
O resultado foi um drama satírico, no qual Federico Fellini abandona por completo o realismo, a causalidade e a narrativa linear, numa obra quase abstracta, marcada por uma poderosa imaginação visual.
Sight & Sound - Top Greatest Films of All Time
Bilhetes à venda no dia da sessão por 3,50 euros.

‘8 ½ - FELLINI 8 ½’
de Federico Fellini
com Marcello Mastroianni e Claudia Cardinale
(1962 Itália)
Guido Anselmi é um realizador de cinema que tenta descontrair-se após o seu grande último êxito. A sua mulher, a sua amante, o seu produtor e todos os amigos estão constantemente a pressioná-lo. Enquanto pensa em ideias novas, recorda os grandes acontecimentos da sua vida.
‘8 ½’
Federico Fellini

14.8.12

Filme - Estreia a 30 de Agosto no Medeia King
‘OSLO, AUGUST 31st - OSLO, 31 DE AGOSTO’
de Joachim Trier
com Anders Danielsen Lie e Hans Olav Brenner
(2011 Don't Look Now)


Anders está a concluir um tratamento num centro de desintoxicação no campo. Uma manhã, é autorizado a ir à cidade para uma entrevista profissional. Erra na cidade, encontrando-se com pessoas que não viu desde há muito tempo. Ainda jovem, Anders está profundamente angustiado pelas oportunidades que perdeu e as pessoas que decepcionou. Os erros do passado vão suscitar a esperança de imaginar um futuro.
Um drama do realizador norueguês Joachim Trier, de 38 anos, autor de ‘Reprise’ (2006).
“’Oslo, August 31st’ has the satisfying gravity of specific experience, and also, true to its title, a prickly sense of place.”
The New York Times
“An intelligent and resonant work, a movie that yields up its meanings and implications slowly.”
The Guardian
‘OSLO, AUGUST 31st’
Joachim Trier

10.8.12

Revista - Edição Especial
'SIGHT & SOUND'
The International Film Magazine
The Greatest Films of All Time
(BFI)


No início de cada década a revista 'Sight & Sound' pede a especialistas que seleccionem os melhores filmes de todos os tempos. Na edição de Setembro a publicação analisa a lista ‘The Top 50 Greatest Films of All Time’ votada por 846 críticos, programadores, académicos e distribuidores. Adicionalmente é comentada a lista ‘The 10 Greatest Films of All Time - Directors Top Ten’ escolhida por 358 realizadores.
Editada deste 1932 pelo British Film Institute, a revista mensal independente sobre cinema 'Sight & Sound' é reconhecida internacionalmente pelas críticas, reportagens e ensaios que publica sobre filmes, festivais e cinematografias de todo o mundo. Informação, comentários, entrevistas, retrospectivas e as estreias mais recentes pelos melhores jornalistas e críticos, numa revista inspirada pelo cinema e dirigida por Nick James.
Edição de Setembro da 'Sight & Sound' já nas lojas de imprensa internacional.

TOP GREATEST FILMS OF ALL TIME
01. ‘Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes’ de Alfred Hitchcock (1958 Inglaterra)
02. ‘Citizen Kane - O Mundo a Seus Pés’ de Orson Welles (1941 Estados Unidos)
03. ‘Tokyo Monogatari - Viagem a Tóquio’ de Yasujiro Ozu (1953 Japão)
04. ‘La Règle du Jeu - A Regra do Jogo’ de Jean Renoir (1939 França)
05. ‘Sunrise - Aurora’ de F.W. Murnau (1927 Alemanha)
06. ‘2001 A Space Odyssey - 2001 Odisseia no Espaço’ de Stanley Kubrick (1968 Estados Unidos)
07. ‘The Searchers - A Desaparecida’ de John Ford (1956 Estados Unidos)
08. ‘Chelovek s Kino-Apparatom - O Homem da Câmara de Filmar’ de Dziga Vertov (1929 Rússia)
09. ‘La Passion de Jeanne d’Arc - A Paixão de Joana d'Arc’ de Carl Theodor Dreyer (1928 Dinamarca)
10. ‘8½ - Fellini Oito e Meio’ de Federico Fellini (1963 Itália)
THE INTERNATIONAL FILM MAGAZINE
‘Sight & Sound’
Redesigned and expanded new issue

6.8.12

Cinema - Ciclo
UM ANO DE CINEMA(S)
Os melhores filmes estreados no último ano
Agosto no Medeia King
(Medeia Filmes)


Os melhores filmes estreados entre Agosto de 2011 e Agosto de 2012 são mostrados, no ciclo 'Um Ano de Cinema(s)'. No cinema Medeia King, reposições dos melhores filmes estreados no último ano, para ver ou rever, um por dia. Com preços únicos a quatro euros, sessões diárias às 14h, 16h30, 19h e 21h30.
A Medeia Filmes exibe à duas décadas os melhores filmes, incluindo os menos divulgados, contrariando a ideia feita de que não haveria em Portugal público para estes filmes, foi possível fazer de muitos deles sucessos de estima, de crítica e de público. Desde o início, a exibidora de Paulo Branco privilegia a divulgação do cinema europeu, português e das cinematografias menos divulgadas, a reposição de grandes clássicos da história do cinema em cópias novas e a disponibilização do catálogo de filmes em DVD.

SELECÇÃO
Agosto
Terça, 21
‘LES BIEN-AIMÉS - OS BEM-AMADOS‘, de Christophe Honoré, com Chiara Mastroianni e Catherine Deneuve.
Domingo, 26
‘LA PIEL QUE HABITO - A PELE ONDE EU VIVO’, de Pedro Almodóvar, com Antonio Banderas e Elena Anaya.
Segunda, 27
‘LE GAMIN AU VÉLO - O MIÚDO DA BICICLETA’, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, com Cécile de France e Thomas Doret.
OS MELHORES FILMES ESTREADOS NO ÚLTIMO ANO
Medeia King

2.8.12

Livro - Romance
‘SUBMISSÃO’
Amy Waldman
(2012 LeYa Teorema)


Anos depois dos atentados de 11 de Setembro, um júri reúne-se em Manhattan para escolher o projecto vencedor de um memorial, a ser erigido no Ground Zero. Entre milhares de participações anónimas, o júri - constituído por artistas, académicos e a viúva de uma das vítimas - distingue o arquiteto muçulmano Mohammad Khan. O debate que se segue reacende discórdias presentes desde o início do processo de selecção. Ao questionar a legitimidade da dor, a ambiguidade da arte e o significado do Islão, o júri dá início a um conflito que se estende ao país.
Romance de estreia da jornalista norte-americana Amy Waldman, de 43 anos, repórter do ‘The New York Times’ e correspondente da ‘The Atlantic’.
The New York Times - 100 Notable Books for 2011
“Exceptional debut novel looks at a changing America. Amy Waldman's prose is almost always pitch-perfect.”
The Guardian
‘THE SUBMISSION’
Amy Waldman