30.6.12

Filme - Sessão de Cinema
‘IL GATTOPARDO - O LEOPARDO’
Série ‘Não o Levarás Contigo - Economia e Cinema’
Quinta, 12 de Julho às 21h30 na Cinemateca Portuguesa


A Cinemateca Portuguesa dedica a série Não o Levarás Contigo - Economia e Cinema ao cinema como retrato e reflexo dos grandes problemas da economia. Para a série, a Cinemateca pediu a um conjunto de personalidades de reconhecida autoridade na economia para escolher um filme que melhor ou mais luminosamente exprime um olhar cinematográfico sobre a economia.
Na última sessão da série a Cinemateca acolhe Rita Campos e Cunha, economista e professora universitária, que escolheu e apresentará ‘Il Gattopardo - O Leopardo’, um drama do cineasta italiano Luchino Visconti (1906-1976), um dos realizadores mais importantes da história do cinema e expoente do movimento neo-realista.
Bilhetes à venda no dia da sessão por 3,50 euros.

‘IL GATTOPARDO - O LEOPARDO’ (1963 Itália), de Luchino Visconti, com Burt Lancaster e Claudia Cardinale.
A Sicília do século XIX é dominada pelo ramo espanhol dos Bourbons. O príncipe de Salina, Don Fabrizio, percebe que o nacionalista Giuseppe Garibaldi vai alterar a estrutura de poder dominante. Quando acontece o desembarque de mil voluntários garibaldinos, Tancredi, sobrinho do príncipe, sussurra-lhe a fórmula mágica: “Se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”. Assim, Don Fabrizio também luta pela unificação da Itália garantindo a sua sobrevivência social e a continuidade da influência da família.
Festival de Cannes - Palm d’Ór 1963
“Um exemplo maior do cinema histórico, pelo rigor da análise social, pelo retrato das personagens e pela descrição dos conflitos.”
Cinemateca Portuguesa
‘IL GATTOPARDO’
Luchino Visconti

26.6.12

BD - Livro
‘HOMEM-ARANHA - INTEGRAL FRANK MILLER’
Colecção ‘Heróis Marvel’
(2012 Marvel/Público)


Antes de alcançar o reconhecimento mundial com 'Elektra - O Regresso' (2007 BdMania), 'Batman - O Regresso do Cavaleiro das Trevas' (2002/05 Devir) e 'Sin City' (2003/12 Devir), o autor norte-americano de banda desenhada de super-heróis Frank Miller iniciou-se com ‘Spider-Man’, ao colaborar com argumentistas e artistas da editora Marvel para criar algumas das mais memoráveis histórias do ‘Homem-Aranha’ de todos os tempos.
Em ‘Homem-Aranha - Integral Frank Miller’, um dos criadores mais aclamados dos comics encontra um dos ícones dos super-heróis, incluindo aparições de Justiceiro, Demolidor, Doctor Strange e Quarteto Fantástico. Em duas centenas de páginas, reúne-se a arte de Frank Miller ao serviço do Homem Aranha nas publicações ‘Spectacular Spider-Man’, ‘Amazing Spider-Man Annual’ e ‘Marvel Team-Up’ e reunida no livro ‘The Complete Frank Miller Spider-Man’ (2002 Marvel).
Quinta, 05 de Julho com o 'Público' por mais 4,90 euros.
HERÓIS MARVEL
A eterna luta do bem contra o mal contra o bem contra o mal


24.6.12

Festival - Publicidade
CANNES LIONS
59th International Festival of Creativity
(Emap Media)


O maior festival de publicidade europeu realiza-se desde 1954 em Cannes, na Côte d’Azur, na costa sul de França. Durante uma semana em Junho, os participantes assistem aos melhores anúncios em filme, imprensa, outdoor, interactivos, rádio, media, direct marketing, promocional e design. Na edição deste ano cerca de 10 mil profissionais e 12 mil visitantes divulgaram e tomaram contacto com o melhor da publicidade mundial, a criatividade, o marketing comunicacional e seminários.
O festival Cannes Lions contemplou ainda uma prestigiada competição em que o júri premiou os melhores anúncios de entre os 22 mil a concurso nas diferentes categorias, provenientes de nove dezenas de países.

WINNERS 2012
Film Lions Grand Prix
‘Back to the Start’ Chipotle (Creative Artists Agency Los Angeles)
Press Lions Grand Prix
‘Unhate’ United Colors of Benetton (Fabrica Treviso)
Cyber Lions Grand Prix
‘Nike+ Fuelband’ Nike+ (R/GA New York)
Outdoor Lions Grand Prix
‘#Cokehands’ Coca-Cola (Ogilvy Shanghai)
‘The Invisible Drive’ Mercedes-Benz (Jung von Matt Hamburg)
‘BACK TO THE START’
Chipotle
Creative Artists Agency Los Angeles

22.6.12

Filme - Estreia a 05 de Julho no Medeia Monumental e Medeia King
‘MOONRISE KINGDOM’
de Wes Anderson
com Jared Gilman e Kara Hayward
(2012 Indian Paintbrush)


No Verão de 1965, numa ilha de New England, duas crianças de doze anos apaixonam-se, fazem um pacto secreto e fogem juntas. Enquanto toda a cidade se mobiliza para as encontrar, uma violenta tempestade aproxima-se da costa e vai transtornar ainda mais a vida da comunidade.
Uma comédia dramática do realizador norte-americano Wes Anderson, de 43 anos, autor de ‘Rushmore - Gostam Todos da Mesma’ (1998), ‘The Royal Tenenbaums - Uma Comédia Genial’ (2001) e ‘Fantastic Mr. Fox - O Fantástico Senhor Raposo’ (2009).
“'Moonrise Kingdom' breezes along with a beautifully coordinated admixture of droll humor, deadpan and slapstick.”
The New York Times
“There is elegance and formal brilliance in 'Moonrise Kingdom' as well as a lot of gentle, winning comedy.”
The Guardian
“'Moonrise Kingdom' s'assume en simple objet récréatif, une quête amoureuse palpitante.”
Les Inrockuptibles
‘MOONRISE KINGDOM’
Wes Anderson

20.6.12

Filme - Estreia a 05 de Julho no UCI El Corte Inglés
‘MY LITTLE PRINCESS - EU NÃO SOU A TUA PRINCESA’
de Eva Ionesco
com Isabelle Huppert e Anamaria Vartolomei
(2011 Les Productions Bagheera)


Hanna e Violetta formam a dupla invulgar de uma mãe esquiva e uma menina à procura de amor maternal, uma artista caprichosa e uma modelo contrariada. Quando Hanna pergunta à filha se quer ser seu modelo, a vida de Violetta vira-se do avesso. Até então, vivia com a sua meiga avó. Após uma infância banal, torna-se numa musa da cena parisiense na moda.
Um drama, longa-metragem de estreia na realização, da actriz francesa Eva Ionesco, de 47 anos.
“Sans être un film d'époque, ‘My Little Princess’ évoque avec finesse ce moment de vertige et l'incarne dans une étrange figure de femme, filmée sans haine et sans pitié.”
Le Monde
‘MY LITTLE PRINCESS’
Eva Ionesco

18.6.12

Concerto - Ao vivo
MATTHEW HERBERT
'One Pig' Live
Sexta, 29 de Junho às 23h00 no Ritz Clube


O inglês Matthew Herbert é provavelmente o músico mais conceptual e cerebral na área da música electrónica e aquele que melhor estrutura uma linguagem electro/funk e techno/ambient/minimal a par do seu activismo social como mostrou nos álbuns ‘Around the House’ (1998 Phonography), ‘Bodily Functions’ (2001 !K7) e ‘Scale’ (2006 !K7).
No seu mais recente álbum, ‘One Pig’ (2011 Accidental), Matthew Herbert regista musicalmente o ciclo de vida de um porco. A cadeia alimentar do animal da quinta parte do seu nascimento e termina num prato. Uma crítica ao consumismo num álbum visceralmente cativante, hipnótico e dançável do vegetariano Matthew Herbert. No concerto no Ritz Clube, a ementa obrigatória é mesmo porco.
Bilhetes brevemente à venda na BilheteiraOnline por 25 euros.
‘ONE PIG’ SUMMER TOUR 2012
Matthew Herbert

16.6.12

CD - Álbum
‘GALAXY GARDEN’
Lone
(2012 R&S)


Baseado em Manchester, Matt Cutler, o produtor inglês broken beat/nu soul e hip hop/bass music, é o nome por detrás do projecto Lone, com que já editou os álbuns ‘Lemurian’ (2008 Dealmaker), ‘Ecstasy & Friends’ (2009 Werk Discs) e ‘Emerald Fantasy Tracks’ (2010 Magic Wire).
Lone regressa agora com ‘Galaxy Garden’, um álbum techno/neo rave que viaja por paisagens nebulosas e vertiginosas com influências dos anos 1990 sujeitas a alucinantes mudanças de compasso e camadas de groove, percussões, loops e drum machines. Evocativo, colorido e cheio de detalhes refinados, ‘Galaxy Garden’ é um álbum brilhante para figurar entre as melhores produções do ano.
“One of dance-in-2012's very best albums.”
BBC Music
“It's the smart weaves in and out of expectation - the jolts, the swerves - that make it an instant classic.”
Mixmag
‘GALAXY GARDEN’ ALBUM TRAILER
Lone


.

14.6.12

Filme - Estreia a 21 de Junho no Cinema City Classic Alvalade
‘CORPO CELESTE’
de Alice Rohwache
com Salvatore Cantalupo e Anita Caprioli
(2011 Amka Films Productions)


Marta tem treze anos e, após dez anos passados com a família na Suíça, regressa a Reggio Calabria, o sul profundo italiano onde nasceu. Com ela estão a mãe e a irmã mais velha, que mal a suporta. Marta começa imediatamente a frequentar o curso de preparação para o crisma e é assim que encontra o padre Don Mario e a catequista Santa.
Um drama da realizadora italiana Alice Rohwache, autora do documentário ‘Checosamanca’ (2006).
“Densely observed, transparently personal and autobiographical. An accomplished debut.”
The Guardian
“Un piccolo film da non perdere, una giovanissima regista già avviata verso una splendida avventura nel cinema italiano e mondiale.”
La Repubblica
‘CORPO CELESTE’
Alice Rohwache

12.6.12

Quiosques
MARTIM MONIZ
Food Court e Mercado de Fusão
Aberto todos os dias das 10h00 as 24h00 na Praça Martim Moniz - Lisboa


O Martim Moniz pretende tornar-se um dos sítios onde se quer estar em Lisboa. A zona revitalizada, especialmente a praça, torna-se étnica ao misturar um pouco de toda a gente e um toque de modernidade. Os quiosques já existentes na praça Martim Moniz foram transformados num ‘Food Court’ de restaurantes de comida rápida, onde se pode encontrar vários sabores chineses, indianos, portugueses, africanos e japoneses.
No centro da praça surge uma esplanada com mesas e capacidade para cerca de 300 pessoas. Estes restaurantes multiculturais estarão abertos de segunda a domingo durante todo o ano, com animação multicultural redobrada ao fim-de-semana. Aos sábados e domingos reúne-se o ‘Mercado de Fusão’, uma variedade de pequenos negócios, desde roupas a produtos de mercearia, oriundos da Mouraria. Chegou a vez do Martim Moniz ser o spot do momento.

FOOD COURT
Camorra Pizza Taglio Essência da comida italiana de rua
Chocolate Flavours Afro Bar Hamburguers & cocktails & essências tropicais
Kebab Ali House Bangladesh
BBQMM Chinês
BBTMX Bubble Tea Variedades de chás, sumos e outros refrescos naturais
Cantinho Africano Petiscos Africanos
Sushi Spot Japonês
Erva Green Cuisine Vegetariano e macróbiotico
Xico Esperto Petiscos portugueses
La Porota Latino
MERCADO DE FUSÃO
Martim Moniz

10.6.12

Aplicação - iPhone e iPad
MUSICBOX LISBOA 
App com conteúdo exclusivo
(CTL)


O Musicbox Lisboa acaba de lançar uma aplicação para ‘iPhone’ e ‘iPad’ que permite ficar a par de todas as novidades da programação e actividades culturais do clube do Cais do Sodré. A aplicação dá a conhecer em News a actividade do Musicbox Lisboa e em Agenda a vista diária e semanal da programação e actividades culturais.
A app Musicbox Lisboa possibilita ainda a compra directa de bilhetes para concertos e eventos e oferece em Podcasts um leitor de música com conteúdos exclusivos produzidos por artistas, passível de ser utilizado em background, para além de Contests, a participação em concursos com prémios.
Open iTunes to preview and download Musicbox Lisboa app
MUSICBOX LISBOA APP
Screenshots

8.6.12

Filme - Estreia a 14 de Junho no UCI El Corte Inglés
‘A TORINÓI LÓ - O CAVALO DE TURIM’
de Béla Tarr
com János Derzsi e Erika Bók
(2011 TT Filmmuhely)


Em Turim, em 1889, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche protege um cavalo que é brutalmente espancado. Depois desse episódio perderá a razão. No campo, um camponês, a filha e o velho cavalo. Lá fora, uma tempestade.
Um drama do realizador húngaro Béla Tarr, de 57 anos, autor de 'Kárhozat' (1988), 'Sátántangó - O Tango de Satanás' (1994), ‘Werckmeister Harmóniák’ (2001) e 'A Londoni Férfi - O Homem de Londres' (2007).
Berlinale - Silberner Bar 2011 (Grande Prémio do Júri)
“The movie is too beautiful to be described as an ordeal, but it is sufficiently intense and unyielding that when it is over, you may feel, along with awe, a measure of relief.”
The New York Times
“'A Torinói Ló' est l'un des films les plus puissants, les plus sensoriels, les plus engagés et les plus fidèles à l'idée de modernité cinématographique.”
Les Inrockuptibles
‘A TORINÓI LÓ’
Béla Tarr

6.6.12

Arraial Popular
FESTAS DE LISBOA ‘12
A criar sardinhas desde 2003
Festas Populares de Santo António
Terça, 12 de Junho à noite, na Bica
(Egeac)


Manifestação de unidade e identidade cultural o evento 'Festas de Lisboa' centra-se nos festejos tradicionais de Santo António. Os arraiais de bairro dinamizam espaços e agentes culturais e valorizam o património, onde participam as forças vivas da cidade de Lisboa, num movimento de rara dimensão onde se combinam rua e património, lazer e tradição, generosidade e evasão.
Desde 1932 que os lisboetas sentem a cidade como um palco. Oitenta anos de arraiais populares em que a cor e as sonoridades de cada um dos bairros se misturam com o cheiro de festa.
DJs, Bailes Populares, Arcos e Balões, Manjericos, Caldo Verde, Sardinha Assada, Broa e Vinho Tinto.
VIVA A SARDINHA!
Festas de Lisboa

4.6.12

Exposição - Instalação, Fotografia e Vídeo
‘ENTRE/BETWEEN’
Antoni Muntadas
De 01 de Junho a 02 de Setembro no CAM Gulbenkian


O artista plástico Antoni Muntadas, de 70 anos, nasceu em Barcelona e estabeleceu-se em Nova Iorque durante os anos 1970, onde desenvolveu um trabalho pioneiro de reflexão entre a arte e os media. Trabalhou projectos em meios como a fotografia, vídeo, publicações, internet e instalações multimídia. A obra de Antoni Muntadas foi exibida nas Bienais de Veneza e São Paulo e no MoMA, em Nova Iorque.
A retrospectiva ‘Entre/Between’ é uma selecção da mostra mais ampla que o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, expôs recentemente. A comissária da exposição, Daina Augaitis, organizou a mostra à volta de temas como o espaço dos media, as esferas de poder, a construção do medo, os terrenos urbanos, os espaços do espectáculo, os territórios de tradução, o arquivo e os sistemas de arte.
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.
"Um criador pioneiro na temática que explora mas que com frequência resvala para uma atitude moralista."
Expresso
‘ENTRE/BETWEEN’
Museo Reina Sofía

2.6.12

Filme - Estreia a 07 de Junho no Medeia King
‘LES NEIGES DU KILIMANDJARO - AS NEVES DE KILIMANDJARO’
de Robert Guédiguian
com Ariane Ascaride e Jean-Pierre Darroussin
(2011 Agat Films & Cie)


Apesar de ter perdido o emprego, Michel vive feliz com Marie-Claire há trinta anos, os filhos e os netos preenchem a sua vida, têm amigos e orgulham-se dos seus combates sindicais e políticos. Mas esta felicidade vai desmoronar-se perante o assalto de dois homens armados e mascarados. O choque é ainda mais violento quando sabem que a agressão foi organizada por um jovem operário da sua comunidade.
Um drama do realizador francês Robert Guédiguian, de 59 anos, autor de ‘Marius et Jeannette’ (1997) e ‘Marie-Jo et ses Deux Amours’ (2002).
European Parliament - LUX Film Prize 2012
"Telle est la grâce du cinéma de Robert Guédiguian: tirer de la fracture du monde ouvrier un outil qui fracture le coeur des bourgeois."
Le Monde
‘LES NEIGES DU KILIMANDJARO’
Robert Guédiguian