30.1.12

Festival - Prémios de Cinema
SUNDANCE FILM FESTIVAL 12
Look again
Grand Jury Prizes
(Sundance Institute)


O Sundance Film Festival foi criado em 1978 e incorporado na programação do Sundance Institute, fundado pelo realizador e actor norte-americano Robert Redford. O maior festival norte-americano de filmes independentes realiza-se em Park City, no Utah, e compreende secções competitivas para filmes dramáticos e documentários, para além de mostras temáticas, concertos, performances, painéis de discussão e festas.
Na edição deste ano do Sundance Film Festival foram apresentadas 58 longas-metragens a concurso nas competições ‘U.S. Competition’ e ‘World Cinema Competition’ e agora premiados pelo júri oficial.

GRAND JURY PRIZE - U.S. DRAMATIC
‘Beasts of the Southern Wild’ de Benh Zeitlin
GRAND JURY PRIZE - U.S. DOCUMENTARY
‘The House I Live In’ de Eugene Jarecki
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DRAMATIC
‘Violeta se Fue a Los Cielos’ de Andres Wood (Chile)
GRAND JURY PRIZE - WORLD CINEMA DOCUMENTARY
‘Shilton Ha Chok’ de Ra'anan Alexandrowicz (Israel)
‘BEASTS OF THE SOUTHERN WILD’
Benh Zeitlin



‘VIOLETA SE FUE A LOS CIELOS’
Andres Wood

28.1.12

Festival - Banda Desenhada
ANGOULÊME
Festival International de la Bande Dessinée
Palmarès Officiel
(FIBD)


Criado em 1974, o Festival d'Angoulême é o mais importante festival de banda desenhada europeu e realiza-se anualmente na vila francesa de Angoulême, na região de Poitou-Charentes. O festival inclui exposições temáticas, ateliers, espectáculos, projecções, encontros com autores, apresentação de álbuns, debates e conferências, para além da feira de banda desenhada com a presença de duas centenas de editoras expositoras.
Acabada de realizar, a 39ª edição do Festival d'Angoulême reuniu mais de 7 000 profissionais, 1 500 autores e 1 000 jornalistas. No âmbito do festival, o 'Palmarès Officiel', atribuído por um júri presidido pelo autor norte-americano Art Spiegelman, concedeu o prémio 'Fauve d'Or' para melhor álbum, entre outras distinções, às seis dezenas de obras a concurso editadas em França em 2011.

FAUVE D'OR - PRIX DU MEILLEUR ALBUM 2012
‘Chroniques de Jérusalem’ de Guy Delisle (2011 Delcourt)
FAUVE D’ANGOULEME - PRIX SPECIAL DU JURY
‘Frank et le Congrès des Bêtes’ de Jim Woodring (2011 L'Association)
LE PALMARÉS 2012
Angoulême

26.1.12

Filme - Estreia a 16 de Fevereiro no UCI El Corte Inglés
‘LE HAVRE’
de Aki Kaurismaki
com André Wilms e Kati Outinen
(2011 Sputnik)


Escritor e boémio, Marcel Marx exila-se na cidade portuária de Le Havre como engraxador de sapatos onde leva uma vida entre o trabalho, a sua mulher Arletty e o bar. Um jovem refugiado de África interpõe-se no seu caminho, ao mesmo tempo que Arletty adoece, obrigando-o a confrontar-se com a indiferença humana.
Uma comédia dramática do realizador finlandês Aki Kaurismaki, de 55 anos, autor de ‘Tulitikkutehtaan Tytto - A Rapariga da Fábrica de Fósforos’ (1990) e ‘Mies Vailla Menneisyytta - O Homem sem Passado’ (2002).
Festival de Cannes - Prix FIPRESCI de la Critique Internationale 2011
“A stylized and sentimental fairy tale. Something of the flavor of a children's book, with a warm, quiet glow of reassurance in every frame.”
The New York Times
“’Le Havre’ est un drôle de film, à la fois lucide et désuet, trempé dans le formol et ouvert sur le monde, cruel et généreux, pitoyable et attachant.”
Le Monde
‘LE HAVRE’
Aki Kaurismaki

24.1.12

Filme - Estreia a 02 de Fevereiro no Medeia Monumental
‘THE ARTIST - O ARTISTA’
de Michel Hazanavicius
com Jean Dujardin e Bérénice Bejo
(2011 La Petite Reine)


Hollywood, 1927. George Valentin é uma das maiores estrelas do cinema mudo. Certo dia conhece Peppy Miller, uma jovem e ambiciosa figurante, por quem fica fascinado. Mas a chegada dos filmes sonoros marca o fim da carreira de George, e faz de Peppy a nova grande estrela da nova indústria.
Uma comédia dramática, muda e a preto e branco, do realizador francês Michel Hazanavicius, de 45 anos, autor de ‘OSS 117 - Le Caire Nid d'Espions’ (2006) e ‘OSS 117 - Rio ne Répond Plus’ (2009).
"A generous, touching and slightly daffy expression of unbridled movie love."
The New York Times
"It is one of the most eloquent movies imaginable."
The Guardian
"Michel Hazanavicius démontre son talent d'imitateur, de pasticheur fou."
Les Inrockuptibles
‘THE ARTIST’
Michel Hazanavicius

22.1.12

Música - Prémios
WORLDWIDE AWARDS 2012
Gilles Peterson
Searching for the perfect beat
(BBC Radio 1)


O radialista Gilles Peterson iniciou o seu programa 'Worldwide' na 'BBC Radio 1' em 1998 sendo actualmente retransmitido de Londres para rádios de 14 países. Especialista em mix ecléticos de modern jazz, funk, reggae, soul e early electro, Gilles Peterson construiu reputação mundial como divulgador musical e como DJ, a par da fundação das editoras Acid Jazz, Talkin’Loud e Brownswood, da regular edição de compilações e da promoção do 'Worldwide Festival', em Sète (França).
Gilles Peterson e um painel de ouvintes do programa 'Worldwide' seleccionam a lista dos melhores álbuns do ano que passa a constituir um verdadeiro guia de descobertas para quem acompanha as novas tendências do jazz/fusion/dance. Os ‘Worldwide Awards 2012' acabam de ser entregues no club 'Koko', em Londres.

ALBUM OF THE YEAR
‘SBTRKT’ SBTRKT (2011 Young Turks)
JAZZ ALBUM OF THE YEAR
‘On The Go’ Matthew Halsall (2011 Gondwana Records)
‘WILDFIRE’
SBTRKT

20.1.12

Prémio - Filmes para Adultos
AVN AWARDS 2012
Adult Movie Awards
The business of pleasure
(AVN Media Network)


Instituídos em 1984, os 'AVN Awards' são os mais prestigiados prémios anuais da indústria de filmes para adultos e visam reconhecer as produções vídeo que se distinguem e o talento dos profissionais do entretenimento adulto.
Promovida pela Adult Video News Media Network, a edição deste ano dos 'AVN Adult Movie Awards' acaba de se realizar no Hard Rock Hotel & Casino, em Las Vegas (Estados Unidos), e eleger os melhores filmes vídeo com narrativa, entre mais de uma centena de prémios noutras categorias.

BEST FEATURE
‘Portrait of a Call Girl’, de Graham Travis, com Jessie Andrews e Darla Crane (2011 Elegant Angel)
BEST FOREIGN FEATURE
‘Mission Asspossible’, de Ettore Buchi, com Tarra White e Sophia Santi (2011 Magik View)
‘PORTRAIT OF A CALL GIRL’
Graham Travis

18.1.12

Filme - Estreia a 26 de Janeiro no Medeia Monumental
‘J. EDGAR’
de Clint Eastwood
com Leonardo DiCaprio e Naomi Watts
(2011 Malpaso Productions)


J. Edgar Hoover tornou-se no homem mais poderoso dos Estados Unidos como chefe do FBI durante quase 50 anos. No período em que governaram oito presidentes e se assistiu a três guerras, travou batalha contra todas as ameaças. Os seus métodos eram, ao mesmo tempo, cruéis e heróicos. Hoover não tinha medo de utilizar a informação de forma a exercer autoridade perante as principais figuras da nação.
Um drama biográfico do realizador norte-americano Clint Eastwood, de 82 anos, autor de autor de ‘Unforgiven - Imperdoável’ (1992), ‘Mystic River’ (2003), ‘Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos’ (2004), ‘Letters from Iwo Jima - Cartas de Iwo Jima’ (2006) e ‘Gran Torino’ (2008).
"‘J. Edgar’ est une réussite, un film tourmenté et fascinant surgi des replis les plus ténébreux de l'histoire et de la psyché américaines."
Le Monde
"‘J. Edgar’ is a somber, enigmatic, darkly fascinating tale, and how could it be otherwise?"
Los Angeles Times
“A laboured, morally questionable portrait of the would-be power broker that, moreover, is badly undermined by some dubious special-effects decisions.”
The Guardian
‘J. EDGAR’
Clint Eastwood

16.1.12

Livro - Romance
‘QUANDO A NEVE COMEÇA A DERRETER’
A.D. Miller
(2011 Civilização Editora)


Durante um inverno em Moscovo, os princípios morais do jovem inglês Nick Platt são perturbados pelas oportunidades sedutoras reveladas por uma nova Rússia. Uma terra de hedonismo e desespero, corrupção e bondade, datchas mágicas e clubes nocturnos debochados. Um lugar onde os segredos e os cadáveres são revelados apenas quando a neve profunda começa a derreter.
Romance de estreia do escritor inglês A.D. Miller, de 38 anos, correspondente em Moscovo da revista ‘The Economist’ entre 2004 e 2007.
Booker Prize - Fiction Shortlist 2011
“A very good novel. The writing has tremendous pace and energy.”
The Guardian
‘SNOWDROPS’
A.D. Miller
Crane.tv

14.1.12

Cinema - Exibição
KINO LISBOA 2012
Mostra de Cinema de Expressão Alemã
De 26 de Janeiro a 03 de Fevereiro no Cinema São Jorge
(Goethe-Institut Portugal)


A mostra Kino Lisboa pretende dar a conhecer ao público português a grande diversidade da cinematografia de expressão alemã. Nesta nona edição a Kino Lisboa apresenta 18 longas-metragens estreadas em 2011 que reflectem as actuais tendências da produção cinematográfica na Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. A aposta vai para a apresentação de filmes que habitualmente não entram no circuito comercial português e a selecção de produções que fizeram carreira na Berlinale e DOK Leipzig, os dois festivais de cinema mais importantes da Alemanha.
O destaque da mostra Kino Lisboa 2012 é o ‘Ciclo Áustria’, contando com cinco filmes na mostra principal. Além dos filmes de ficção, serão exibidos quatro documentários. Todas as sessões da noite começam com a exibição de uma curta-metragem do programa Next Generation Short Tiger 2011.
Filmes legendados em português. Bilhetes à venda no Cinema São Jorge por 3,50 euros.

SELECÇÃO
Quinta, 02 de Fevereiro às 21h30
‘Uber uns das All - O Universo Acima de Nós’ (2011 Alemanha), de Jan Schomburg, com Sandra Huller e Georg Friedrich.
Martha e Paul vivem uma relação que se desmorona e ela encontra em Paul o que havia perdido.
Sexta, 03 de Fevereiro às 21h30
‘Atmen - Respirar’ (2011 Áustria), de Karl Markovics, com Thomas Schubert e Karin Lischka.
Roman Kogler, de 19 anos, cumpre uma pena prisão e procura emprego para sair da prisão mais depressa.
‘UBER UNS DAS ALL’
Jan Schomburg



‘ATMEN’
Karl Markovics

12.1.12

Concerto
NICOLAS JAAR
Space is Only Noise
Segunda, 23 de Janeiro no Lux


O músico techno/house nova-iorquino, de ascendência chilena, Nicolas Jaar estreou-se aos 17 anos com o lançamento do seu primeiro single iniciando aí a carreira de produtor e DJ nos melhores clubs de Berlim, Londres e Brooklyn. Depois de fundar a sua própria editora Clown and Sunset e de ter sido convidado a fazer numerosas remisturas, Nicolas Jaar lançou o seu álbum de estreia ‘Space is Only Noise’ (2011 Circus Company).
Com um som tech/house orgânico, lento e sensual, com influências hip hop e world folk, Nicolas Jaar deixa cair o ritmo house de forma sofisticada recorrendo ao piano para criar um ambiente techno minimal/downtempo de grande maturidade e detalhe. Um concerto no Lux que se espera subtil, fragmentado e revelador de emoções e talento.
Bilhetes à venda na loja de discos Flur por 18 euros.
Resident Advisor - Top Album of 2011
“'Space Is Only Noise' might be one of the most ear-opening techno records in recent memory.”
XLR8R Magazine
MINT CLUB @ LEEDS (UK)
Nicolas Jaar



SONAR 2011 @ BARCELONA (ES)
Nicolas Jaar

10.1.12

Filme - Estreia a 19 de Janeiro no Medeia Monumental
‘THE DESCENDENTS - OS DESCENDENTES’
de Alexander Payne
com George Clooney e Shailene Woodley
(2011 Ad Hominem Enterprises)


O latifundiário havaiano Matt King tenta reconciliar-se com as filhas Scottie e Alexandra depois da esposa Elizabeth sofrer um acidente de barco. Juntos fazem uma viagem para enfrentar um jovem corrector amante de Elizabeth.
Uma comédia dramática do realizador norte-americano Alexander Payne, de 51 anos, autor de ‘Election’ (1999), ‘About Schmidt - As Confissões de Schmidt’ (2002) e ‘Sideways’ (2004).
“A celebration of human imperfection. Its flaws are impossible to distinguish from its pleasures.”
The New York Times
‘THE DESCENDENTS’
Alexander Payne

8.1.12

Live Set
MACHINEDRUM
Musicbox Heineken Series .04
Sábado, 21 de Janeiro a partir das 00h00 no Musicbox


O norte-americano Travis Stewart assina produções há mais de 10 anos como Machinedrum, nos géneros juke/deep house, e também com os pseudónimos Syndrone e Sepalcure, em parceria com Braille.
Travis Stewart editou recentemente ‘Room(s)’ (2011 Planet Mu), um álbum do projecto Machinedrum, influenciado pelo dubstep/bass music. Manipulação de vozes, breaks complexos, sintetizadores, percussão e pianos compõem um ritmo frenético, denso e complexo capaz de transmitir emoções. Versátil e enérgico, Machinedrum promete um live set vital a marcar o momento no Musicbox.
Bilhetes à venda na Fnac por 8 euros.
Resident Advisor - Top Albums of 2011
“The tracks on swing ‘Room(s)’ all the bpm 150-160, but are far less down stripped as the originals from Chicago house, but bursting with dense, atmospheric sound layers, the at juke usual focus on rhythm and hyperactive break.”
DE:BUG Magazine
SATTA BAR @ VILNIUS (LT)
Machinedrum

6.1.12

Filme
‘CITIZEN KANE - O MUNDO A SEUS PÉS’
Série ‘Não o Levarás Contigo - Economia e Cinema’
Sexta, 20 de Janeiro às 21h30 na Cinemateca Portuguesa


A Cinemateca Portuguesa inicia a série ‘Não o Levarás Contigo - Economia e Cinema, dedicada ao cinema como como retrato e reflexo dos grandes problemas da economia. Para a série, que se prolonga até Julho, a Cinemateca pediu a um conjunto de personalidades de reconhecida autoridade na economia para escolher um filme que melhor ou mais luminosamente exprime um olhar cinematográfico sobre a economia.
Na sessão inaugural a Cinemateca acolhe Luís Campos e Cunha, professor e ex-Ministro das Finanças, que escolheu e apresentará ‘Citizen Kane - O Mundo a Seus Pés’, um filme reconhecido como um grande salto qualitativo na linguagem cinematográfica. A profundidade de campo, os enquadramentos em ligeiro contra-picado ao nível do chão e o plano sequência natural ou artificial vieram abrir novos caminhos para a realização.
Bilhetes à venda no dia da sessão por 3,50 euros.

Sexta, 20 de Janeiro às 21h30 na Cinemateca Portuguesa
‘Citizen Kane - O Mundo a Seus Pés’ (1941 Estados Unidos), de Orson Welles, com Orson Welles e Joseph Cotten.
Um repórter reconstitui a vida do empresário da imprensa Charles Foster Kane.A vida do magnata, de menino pobre a um dos homens mais ricos do mundo.
‘CITIZEN KANE’
Orson Welles
AFI

4.1.12

Concertos e DJ Sets
LUX CURATED BY CARIBOU
Green Ray 2012
Sexta, 20 de Janeiro no Lux


Ao longo de mais de uma década de programação pioneira nasceram e cresceram cumplicidades várias e valiosas entre o club Lux e DJs convidados e admirados. Algumas dessas pessoas vão ser o centro das noites ‘Green Ray’ em 2012. Trata-se de convocar alguns dos heróis para, por uma noite apenas, assumirem o papel de curadores / programadores do Lux. Ser-lhes-á dada carta branca para construírem o seu cartaz de sonho, ocupando ambos os pisos do club com concertos e DJs, numa espécie de festival inédito e irrepetível que dura uma só noite. Tudo começa com ‘Green Ray 2012 / Lux curated by Caribou’.
Daniel Snaith é o músico de electrónica, multinstrumentista e matemático canadiano que desenvolveu o projecto Manitoba, entre 2003 e 2005, e depois se passou a apresentar como Caribou. Os álbuns ‘Andorra’ (2007 Merge) e ‘Swim’ (2010 Merge) já editados são viagens pelo pop/house/psych elegante, experimental e dançável.
Bilhetes à venda na loja de discos flur por 18 euros.
“As escolhas de Dan Snaith/Caribou vão fazer desta uma noite absolutamente rara e rica em revelações da melhor música que existe no nosso tempo.”
Lux

LUX CURATED BY CARIBOU
Green Ray 2012
Bar
Floating Points (DJ Set)
SwitchSt(d)ance (DJ set)
Disco
The Pyramids (concerto)
Caribou (DJ set)
Four Tet (concerto)
ELECTRONIC BEATS RECOMMENDS TOUR 2010 @ COLOGNE
Caribou



2.1.12

Filme - Estreia a 12 de Janeiro no Medeia Monumental e Medeia King
‘L´APOLLONIDE - MEMÓRIAS DE UM BORDEL’
de Bertrand Bonello
com Hafsia Herzi e Céline Sallette
(2011 Les Films du Lendemain)


No amanhecer do século XX, o bordel parisiense Apollonide vive os seus últimos dias. Neste mundo quase secreto, onde alguns homens se apaixonam e outros se tornam viciosamente perigosos, as raparigas partilham entre si os seus segredos e as suas rivalidades, as suas tristezas e alegrias. Do mundo exterior nada se sabe mas dentro das suas paredes tudo é possível.
Um drama do realizador francês Bertrand Bonello, de 44 anos, autor de ‘Le Pornographe’ (2001), ‘Tiresia’ (2003) e ‘De La Guerre’ (2008).
Cahiers du Cinéma - Top Ten 2011
“Réflexif et sensuel, suave et toxique: immense.”
Les Inrockuptibles
“Is not an erotic stimulant so much as a slow-moving, increasingly tragic and claustrophobic operatic pageant set almost entirely in the brothel.”
The New York Times
‘L´APOLLONIDE’
Bertrand Bonello