30.11.10

Concerto - Ao Vivo
CARIBOU
European Tour
Segunda, 13 de Dezembro às 22h30 no 'Lux'


Daniel Snaith é o músico de electrónica, multinstrumentista e matemático canadiado que desenvolveu o projecto Manitoba, entre 2003 e 2005, e depois se passou a apresentar como Caribou. ‘Andorra’ (2007 Merge) foi o álbum de estreia de Caribou, uma viagem avant pop/electronic solar, psicadélica e polirítmica.
Caribou regressou em Abril com ‘Swim’ (2010 Merge), um álbum dance pop/house/psych aquático. Um concentrado de ideias vibrantes, transbordante de elegância sónica experimental e dançável. Um álbum imperdível e para figurar entre os melhores do ano, tal como promete o concerto no 'Lux' de Caribou e sua banda.
Bilhetes à venda na loja de discos ‘Flur’ por 20 euros.
“An itchy, gurgling, shapeshifter of album, built from experiments in dance music, melodies that oscillate restlessly across the speakers, dispassionate vocals and squalls of free jazz.”
The Guardian
‘ODESSA’
Caribou



‘SUN’
Caribou

28.11.10

BD - Álbum
‘THE WALKING DEAD - DIAS PASSADOS’
Robert Kirkman (argumento)
Charlie Adlard, Cliff Rathburn e Tony Moore (desenho)
Volume 1
(2010 Devir)


Uma epidemia de proporções apocalípticas varreu o globo, causando mortes e o surgimento de zombies. Numa questão de meses, a sociedade desintegrou-se. Não há governo, supermercados, correio ou televisão. O polícia Rick Grimes encontra-se entre os poucos sobreviventes. Separado da sua família, ele tenta agora encontrar a sua mulher e filho entre o caos. Num mundo governado pelos mortos, são obrigados a começar a viver.
O álbum de banda desenhada de 144 páginas a preto e branco ‘The Walking Dead - Dias Passados’ compila as edições 1 a 6 da publicação mensal ‘The Walking Dead’, editada pela Image Comics em 2004. A série é uma criação do argumentista norte-americano Robert Kirkman, que já tinha criado a série de comics ‘Invincible’, e do desenhador norte-americano Tony Moore, autor da série ‘The Exterminators’.
Eisner Awards - Best Continuing Series 2010
"This series is one of the best monthly comics available.”
IGN Comics
THE WALKING DEAD
Days Gone Bye
Image Comics

26.11.10

Disco Club
SPACE
Let there be spaces in your togetherness.
Sextas, sábados e vésperas de feriados das 23h30 às 06h00 em Alcântara.


Com uma área de 200 m2 em open space e lotação para 500 pessoas, o club ‘Space’ promete muita animação e surpresas e trabalhar não só com artistas de renome mas também com novos talentos. O ‘Space’ nasce pela iniciativa de Filipe Caetano com uma filosofia muito própria e anuncia ser uma boa alternativa no panorama clubbing de Lisboa.
Este primeiro mês de actividade do 'Space' reúne nomes conhecidos da noite portuguesa, como Dj Manaia, Bandido$ ou The Bloody Bastards, mas também internacionais como Designer Drugs e Den Haan. Assim se abrem as hostilidades de um club que explora uma fórmula que tem tudo para funcionar: electrónicas ruidosas, corrosivas e mal-comportadas. O 'Space' claramente não esconde o facto de que nos quer pôr a dançar.
Abertura a 27 de Novembro na Rua Maria Isabel Saint-Léger, em Alcântara. Convites para debut na loja de discos ‘Flur’.

PROMOTOR
Filipe Caetano (Flip/Rooster/Discotexas/Double Damage)
PROGRAMADORES
Rodrigo Schanderl (Cpt. Luvlace/Discotexas)
Jari Marjamaki (Yari)
DEBUT
Space Club Lisboa

24.11.10

Cinema - Mostra
2ª MOSTRA DE CINEMA DE HONG KONG
Os filmes de acção mais marcantes
De 24 a 28 de Novembro no Cinema City Classic Alvalade
(Zero em Comportamento)


A ‘Mostra de Cinema de Hong Kong’ tem como objectivo dar a conhecer uma selecção da melhor e mais recente cinematografia de Hong Kong. Serão exibidos oito dos filmes de acção mais marcantes produzidos em Hong Kong, onde este género cinematográfico é o mais popular.
A ‘Mostra de Cinema de Hong Kong’ é um projecto desenvolvido pela Zero em Comportamento em parceria com o Hong Kong Economic and Trade Office de Bruxelas e pretende dar a conhecer a vitalidade e diversidade da produção cinematográfica da região. Os filmes foram seleccionados pela Hong Kong International Film Society.
Filmes legendados em português e inglês. Bilhetes à venda no Cinema City Classic Alvalade por 3,5 euros.

SELECÇÃO
Sábado, 27 de Novembro
19h00 - ‘Qie Ting Feng Yun - Overheard’ (2009), de Alan Mak e Felix Chong, com Lau Ching-wan e Louis Koo.
Dois polícias investem em negócios graças a informação privilegiada da bolsa de valores.
21h45 - ‘Am Zin - Running Out of Time’ (1999), de Johnnie To, com Andy Lau e Lau Ching-wan.
Um mestre do roubo com uma doença fatal prepara um último assalto de jóias.
Domingo, 28 de Novembro
19h00 - ‘Joi Sun Ho - Written By’ (2009), de Wai Ka-Fai, com Lau Ching-wan e Kelly Lin.
Uma jovem escreve um romance com a sua mãe para a libertar da morte do marido.
OS FILMES DE ACÇÃO MAIS MARCANTES
2ª Mostra de Cinema de Hong Kong

22.11.10

Feira - Arte
ARTE LISBOA 2010
Feira de Arte Contemporânea
De 24 a 28 de Novembro, das 16h00 às 23h00, no Centro de Congressos de Lisboa
(AIP)


Lançada em 2001, a 'Arte Lisboa - Feira de Arte Contemporânea', oferece aos galeristas a oportunidade de darem a conhecer, aos interessados na arte contemporânea nacional e internacional, obras de artistas emergentes e consolidados.
Com Ivânia Gallo como directora, esta décima edição conta com a presença de 45 galerias nacionais e espanholas e uma inglesa e ocupa excepcionalmente o Pavilhão do Rio no Centro de Congressos de Lisboa. Em conjugação com o programa de galerias é promovido o espaço de projectos ‘O Estado das Coisas’, sob curadoria de Filipa Oliveira, que explora a ideia de balanço do estado da arte em Portugal.
Bilhetes por 8 euros.
FEIRA DE ARTE CONTEMPORÂNEA
Arte Lisboa 2010

20.11.10

Cinema - Projecção de filmes premiados
CINANIMA 10
34º Festival Internacional de Cinema de Animação
Domingo, 21 de Novembro às 21h30 na Culturgest


O Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. Realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 34ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa Nascente e pela Câmara de Espinho e tem lugar no início de Novembro.
O Cinanima contempla as secções competitivas Internacional e Nacional e o júri da competição atribui o ‘Grande Prémio Cinanima’ para o melhor filme do festival, atribuído nesta edição à curta-metragem de animação ‘Big Bang Big Boom’ do realizador argentino Blu.
O ‘Prémio para Melhor Longa-Metragem’ foi entregue ao filme de animação ‘Piercing 1’, do realizador chinês Liu Jian. A Culturgest associa-se ao Cinanima projectando uma selecção de filmes premiados.
Levantamento de senha gratuita de acesso 30 minutos antes do início da sessão.

PALMARÉS
Grande Prémio Cinanima
‘Big Bang Big Boom’ (2010 Argentina 9m55s), de Blu.
Prémio para a Melhor Longa-Metragem
‘Piercing 1’ (2010 China 1h13m) de Liu Jian.
‘BIG BANG BIG BOOM’
Blu

18.11.10

Filme - Estreia a 18 de Novembro no Cinema City Campo Pequeno
‘YUKI & NINA’
de Nobuhiro Suwa e Hippolyte Girardot
com Noe Sampy e Arielle Moutel
(2009 Comme des Cinémas)

 
Yuki, nove anos, descobre que os pais se vão separar. O pai é francês e a mãe japonesa. Ela vai ter de ir para o Japão com a mãe, deixando tudo em Paris, a começar pela sua melhor amiga Nina. Juntas, Yuki e Nina imaginam formas de voltar a juntar os pais de Yuki. No final, fugir parece ser a única solução e a floresta vai ser o próximo destino das duas amigas.
Um drama do realizador japonês Nobuhiro Suwa, de 50 anos, autor de ‘M/Other’ (1999), e do actor francês Hippolyte Girardot, de 55 anos, que se estreia como realizador.
“'Yuki & Nina' est ainsi une délicate élégie de l'enfance perdue.”
Le Monde
‘YUKI & NINA’
Nobuhiro Suwa
Hippolyte Girardot

16.11.10

Filme - Estreia a 18 de Novembro no Medeia Monumental
‘THE KIDS ARE ALL RIGHT - OS MIÚDOS ESTÃO BEM’
de Lisa Cholodenko
com Annette Bening e Julianne Moore
(2010 Mandalay Vision)


Nic e Jules estão casadas e partilham uma casa no Sul da Califórnia com os seus filhos Joni e Laser. À medida que Joni se prepara para partir para a Universidade, Laser, com 15 anos, pressiona-a para que o ajude a encontrar o pai biológico de ambos. Descobrem que o pai biológico é um bem-disposto empresário da restauração.
Uma comédia dramática da realizadora norte-americana Lisa Cholodenko, de 46 anos, autora de ‘High Art’ (1998) e ‘Laurel Canyon’ (2002).
“It is outrageously funny without ever exaggerating for comic effect, and heartbreaking with only minimal melodramatic embellishment.”
The New York Times
‘THE KIDS ARE ALL RIGHT’
Lisa Cholodenko

14.11.10

Cinema - Festival
ESTORIL FILM FESTIVAL '10
‘Tilva Ros’, de Nikola Lezaic, vence prémio Melhor Filme.
(Leopardo Filmes)


O ‘Estoril Film Festival’, sob a direcção de Paulo Branco, celebra o cinema enquanto criação artística. Centrado no cinema e nos realizadores, o ‘Estoril Film Festival '10’ apresentou 12 filmes europeus em competição, uma amostra da produção mais inovadora, original e independente. O júri constituído pela desenhadora de moda Bella Freud, pelo cozinheiro Juan Arzak, pelo pianista Piotr Andreszewski e pelo músico Adolfo Luxúria Canibal, distinguiu como Melhor Filme em competição o drama ‘Tilva Ros’, longa-metragem de estreia do realizador sérvio Nikola Lezaic, de 29 anos.
‘Tilva Ros’ acompanha um Verão na vida de dois amigos da pequena cidade sérvia Bor, unidos pelo skate e vídeos de estilo ‘Jackass’, durante o qual a visita de uma amiga emigrada em França e os seus projectos para o Outono começam a afastá-los um do outro.

PALMARÉS EFF '10
Prémio Melhor Filme
‘Tilva Ros’ (2009), de Nikola Lezaic, com Marko Todorovic e Stefan Dordevic.
‘TILVA ROS’
Nikola Lezaic

12.11.10

Filme - Estreia a 18 de Novembro no Medeia Monumental
‘COPIE CONFORME - CÓPIA CERTIFICADA‘
de Abbas Kiarostami
com Juliette Binoche e William Shimell
(2010 Bibi Films)

 
Na Toscânia, James, um autor britânico que acabou de fazer uma apresentação do seu livro sobre as relações do original com a cópia na arte, encontra uma jovem dona de uma galeria de arte. Juntos partem, por umas horas, até San Gimignano, perto de Florença.
Um drama do realizador iraniano Abbas Kiarostami, de 70 anos, autor de ‘Khane-ye Doust Kodjast? - Onde Fica a Casa do Meu Amigo?’ (1987), ‘Ta'm e Guilass - O Sabor da Cereja’ (1997) e 'Beed-o Baad - O Vento Levar-nos-á' (1999).
“’Copie Conforme’ donne le vertige, par ses contradictions.”
Cahiers du Cinema
“Une comédie de faux-semblants. Un jeu sur les apparences, ‘Copie Conforme’ prend un virage désarmant.”
Le Monde
‘COPIE CONFORME‘
Abbas Kiarostami

10.11.10

Prémio - Literário
PRIX GONCOURT 2010
‘La Carte et le Territoire’, de Michel Houellebecq, vence prémio literário.
(Académie Goncourt)


O romance ‘La Carte et le Territoire’, do escritor francês Michel Houellebecq, ganhou o 'Prix Gouncourt', o mais prestigiado prémio literário de expressão francesa, promovido pela Académie Goncourt. O romance foi seleccionado entre quatro obras de ficção finalistas de uma lista de 15 candidatos, por um júri de 10 escritores. O prémio tem um valor monetário de apenas 10 euros mas a projecção e prestígio da sua atribuição é imensamente superior. Como é da tradição, o vencedor do prémio foi anunciado no salão 'Goncourt' do restaurante 'Drouant', em Paris.
A obra de ficção ‘La Carte et le Territoire’ conta a história do artista Jed Martin, filho de um arquitecto famoso, que pede ao reconhecido escritor que lhe escreva o prefácio para o catálogo da sua exposição fotográfica a partir de mapas. Michel Houellebecq, de 54 anos, é o ‘enfant terrible’ da literatura francesa e já tinha sido nomeado para o ‘Prix Goncourt’ com os livros ‘As Partículas Elementares’ (1999 Temas e Debates) e ‘A Possibilidade de uma Ilha’ (2006 Dom Quixote).
A edição portuguesa de ‘La Carte et le Territoire’ será lançada pela Leya D. Quixote.

DERNIÈRE SELECTION POUR LE PRIX GONCOURT 2010 - ROMANS
‘Apocalypse Bébé’ Virginie Despentes (Grasset)
‘Parle-leur de Batailles de Rois et d'Éléphants’ Mathias Enard (Actes Sud)
‘La carte et le Territoire’ Michel Houellebecq (Flammarion)
‘Naissance d’un Pont’ Maylis de Kerangal (Verticales)
‘LA CARTE ET LE TERRITOIRE’
Michel Houellebecq
(Flammarion)

8.11.10

Filme - Estreia a 11 de Novembro no Medeia Monumental e Medeia King
‘DES HOMMES ET DES DIEUX - DOS HOMENS E DOS DEUSES’
de Xavier Beauvois
com Lambert Wilson e Michael Lonsdale
(2010 Why Not Productions)


Um mosteiro situado no meio das montanhas argelinas, na década de 1990. Oito frades católicos franceses vivem em harmonia com os seus irmãos muçulmanos. Mas, progressivamente, a violência e o terror instalam-se nessa região. Apesar das ameaças que vão aumentando cada vez mais, a decisão dos monges de ficar custe o que custe, concretiza-se dia após dia.
Um drama do realizador francês Xavier Beauvois, de 43 anos, autor de ‘Selon Matthieu’ (2001) e ‘Le Petit Lieutenant’ (2005).
Festival de Cannes - Grand Prix 2010
"Superbe film où Xavier Beauvois applique la politique des hauteurs: celles de ses pères en cinéma."
Les Inrockuptibles
‘DES HOMMES ET DES DIEUX’
Xavier Beauvois

6.11.10

CD - Álbum
‘GLASS EIGHTS’
John Roberts
(2010 Dial)


Primeiro músico norte-americano a editar pela alemã Dial Records, John Roberts é um produtor deep house adepto da concepção clássica do house de Chicago e das suas texturas intrincadas e melancólicas com inspiração nas emoções jazz/blues.
John Roberts lança agora o seu álbum de estreia ‘Glass Eights’ (2010 Dial) onde recorre a pianos, violinos, baixo acústico e órgão para recuperar um som jazz/funky complexo e fluído. Frio e reconfortante, John Roberts segue uma abordagem académica e elegante ao deep house, criando atmosferas densas e nocturnas de grande sensibilidade estética. Um álbum subtil e refinado no seu diálogo entre a electrónica europeia (Berlim) e norte-americana (Chicago). Destinado a ser um dos clássicos do ano.
“John Roberts has guided you through a complete and masterful dissection of the places that modern dance music can go.”
FACT Mag
‘GLASS EIGHTS’
John Roberts



‘PORCELAIN’
John Roberts

4.11.10

Filme - Estreia a 11 de Novembro no Medeia King
‘LE ROI DE L’ÉVASION - O REI DA EVASÃO‘
de Alain Guiraudie
com Ludovic Berthillot e Hafsia Herzi
(2009 Les Films du Losange)


Armand trabalha na venda de material agrícola e vive em crise com sua vida de homossexual solitário, agravada pela chegada da meia-idade. Quando conhece Curly, uma adolescente apaixonante, ele decide dar uma chance à heterossexualidade. Os dois formarão um casal fora do comum numa fuga pelo interior do país.
Uma comédia dramática do realizador francês Alain Guiraudie, de 46 anos, autor de ‘Ce Vieux Rêve qui Bouge’ (2001) e ‘Pas de Repos pour les Braves’ (2003).
"Un conte libertaire hilarant et festif, porté par un casting sensationnel."
Les Inrockuptibles
‘LE ROI DE L’ÉVASION‘
Alain Guiraudie

2.11.10

Filme - Estreia a 11 de Novembro no Medeia Monumental
‘INSIDE JOB’
de Charles Ferguson
com Matt Damon (narração)
(2010 Sony Pictures Classics)


A crise económica de 2008 originou uma depressão económica mundial e causou para milhões de pessoas a perda do emprego e da casa. Inquéritos aprofundados e entrevistas aos principais intervenientes financeiros, políticos e jornalistas nos Estados Unidos, Islândia, Inglaterra, França, Singapura e China revelam as relações nocivas que corromperam a política, as autoridades de regulamentação e o mundo universitário.
Um documentário do realizador norte-americano Charles Ferguson, de 55 anos, autor de ‘No End in Sight’ (2007).
“’Inside Job’, a sleek, briskly paced film whose title suggests a heist movie.”
The New York Times
‘INSIDE JOB’
Charles Ferguson