28.2.08

Filmes – Ciclo
'HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA'
Programação Março
(Cinemateca Portuguesa)

Percurso através dos grandes clássicos do cinema, o ciclo 'História Permanente do Cinema' mostra grandes filmes de grandes mestres.

Sábado, 08 às 21h30
'M - Matou!' (1931 - Alemanha)
Thriller de Fritz Lang, com Peter Lorre e Ellen Widdmann
'Quem é o assassino?' questiona um cartaz enquanto Hans Beckert se aproxima da pequena Elsie Beckmann. Um assassino em série e pedófilo perseguido pela polícia é levado à justiça pelas forças do submundo de Berlim. Uma descrição do caso autêntico do assassino de Dusseldorf, que faz o retrato de uma Alemanha mergulhada na depressão económica e nas vésperas da chegada dos nazis ao poder.
Primeiro filme sonoro do realizador austríaco Fritz Lang (1890-1976), autor de 'Metropolis' (1927), 'M - Matou!' é uma obra-prima do expressionismo alemão que combina o comentário social mordaz com o suspense assustador.
"A prodigiosa construção deste filme assenta na demonstração de que o que é visto esconde sempre algo de oculto."
João Bénard da Costa, presidente da Cinemateca Portuguesa
'M'
Fritz Lang

26.2.08

Concerto – Ao Vivo
VITALIC
'V Live'
('Lux', 13 de Março às 02h30)

Músico, DJ e produtor, o francês Pascal Arbez-Nicolas, de 35 anos, apresenta-se como Vitalic. Em 2001 estreou-se com o máxi-single de quatro temas 'Poney', com uma sonoridade maximal techno.
Em 'Ok Cowboy' (2005 Citizen), primeiro álbum de Vitalic, não são utilizadas guitarras, bateria ou qualquer outro instrumento acústico, criando-se por meio de sintetizadores um som metal disco. 'OK Cowboy' foi considerado o mais importante álbum de dance music lançado em 2005. Depois de se ter apresentado pela primeira vez no 'Lux' em Dezembro de 2005, Vitalic regressa agora com a sua energia digital, uma espécie de ciclone em versão tecnológica.
"'OK Cowboy' is absolutely enormous. Has all the hallmarks of maximalist dance music."
The Wire
"Energia, dissonância, saturação, alguma da informação techno mais selvagem da actualidade é de Vitalic."
Blah Blah Blah
'PONEY PART I'
Vitalic



'MY FRIEND DARIO'
Vitalic

24.2.08

Cinema – Prémio
LES CÉSAR DU CINÉMA
Académie des Arts et Techniques du Cinema
'La Graine et le Mulet', de Abdellatif Kechiche, vence 'César - Meilleur Film Français 2008'.

Criada em 1974, a Académie des Arts et Techniques du Cinéma, agrupa mais de 3 100 profissionais da indústria cinematográfica francesa. Anualmente, a 'Académie' recompensa os artistas, os técnicos e as suas obras por se terem distinguido, concedendo-lhe os prémios 'César'. Na sua 33ª edição, a cerimónia dos 'César' elegeu como 'Meilleur Film Français 2008' a longa-metragem 'La Graine et le Mulet' do realizador de origem tunisina Abdellatif Kechiche, de 48 anos, autor de 'L’Esquive – A Esquiva', também vencedor do 'César - Meilleur Film Français 2005'.
'La Graine et le Mulet', com Habib Boufares e Hafsia Herzi como protagonistas, conta a história de Beiji, de 60 anos, que se divorcia após anos de casamento. Sem emprego e sem salário, ele é obrigado a continuar próximo da família, sempre a precisar de ajuda. A sua vontade é fugir disto tudo e abrir um restaurante.
'LA GRAINE ET LE MULET'
Abdellatif Kechiche

22.2.08

Vinhos – Os Melhores do Ano
'REVISTA DE VINHOS'
Para apreciadores exigentes.
(Media Capital Edições)

Em Portugal, os prémios da 'Revista de Vinhos' são os mais aguardados pelo sector. Todos os anos, a redacção desta publicação mensal dirigida por Luís Ramos Lopes diz de sua justiça. Entre os vinhos que provaram ao longo do ano escolhem 'Os Melhores do Ano'.
Pelo décimo primeiro ano consecutivo, a 'Revista de Vinhos' premiou os melhores vinhos portugueses nas categorias 'Vinhos Excelentes', 'Melhor de Cada Região' e 'Melhores Compras' bem como as personalidades, empresas e instituições ligadas à área de vinhos e gastronomia que mais se distinguiram durante o ano 2007.
"Em comum, as várias regiões portuguesas têm apenas, e já não é pouco, o crescimento qualitativo dos seus vinhos ao longo da última década. Vinhos de grande categoria que merecem aplauso e destaque especial."
Revista de Vinhos
MELHORES DA REGIÃO 2007
Revista de Vinhos

20.2.08

Filme – Estreia a 21 de Fevereiro no UCI El Corte Inglès e Alvaláxia
'PERSEPOLIS'
de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud
com Chiara Mastroianni e Catherine Deneuve
(2007 2.4.7 Films)

A história da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que cresce no Irão, da deposição do regime do Xá, em 1978 e tomada do poder pelos fundamentalistas islâmicos, passando pela guerra Irão-Iraque, até 1993. À medida que vai crescendo, a ousadia de Marjane torna-se fonte de preocupação para os seus pais, que temem pela sua segurança. Assim, aos 14 anos, tomam a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria.
Um filme de animação a preto e branco da ilustradora iraniana Marjane Satrapi, baseado em 'Persépolis' (2007 Edições Polvo), a novela gráfica e autobiográfica da realizadora, cujo primeiro volume foi editado em Portugal. O filme teve antestreia na '8ª Festa do Cinema Francês', em Outubro.
Festival de Cannes – Prix du Jury 2007
"'Persepolis', austere as it may look, is full of warmth and surprise, alive with humor and a fierce independence of spirit."
The New York Times
"Marjane Satrapi et Vincent Paronnaud déploient toute la palette de leur talent et leur inventivité."
Les Inrockuptibles
'PERSEPOLIS'
Marjane Satrapi
Vincent Paronnaud


18.2.08

Cinema - Prémio
BERLINALE
58º Internationale Filmfestspiele Berlin
'Tropa de Elite', de José Padilha, conquista o 'Golden Bear 2008'

O festival internacional de cinema de Berlim, um dos mais importantes e politizados eventos do cinema a nível mundial e o maior na afluência de público, decorreu na sua 58ª edição na Berlinale Palast, na Alemanha. Para a competição do festival deste ano foram seleccionadas 20 longas-metragens. Um júri, presidido pelo realizador grego Costa-Gavras, atribuiu o 'Goldener Bar' para melhor filme à longa-metragem 'Tropa de Elite', do realizador brasileiro José Padilha, autor de 'Onibus 174' (2002), inédito em Portugal.
O drama de acção 'Tropa de Elite' conta a história de dois amigos de infância, Neto e Matias, que se tornam policias militares, dividindo o tempo entre as operações nos morros cariocas e as aulas na faculdade. Decepcionados com a instituição, entram para o BOPE, um batalhão de operações especiais da Polícia Militar.
'TROPA DE ELITE'
José Padilha

16.2.08

Filme – Estreia a 28 de Fevereiro no Medeia Monumental
'NO COUNTRY FOR OLD MEN - ESTE PAÍS NÃO É PARA VELHOS'
de Joel Coen e Ethan Coen
com Tommy Lee Jones e Javier Barden
(2007 Miramax)

Texas, década de 1980. Moss, um caçador pouco esperto, encontra no deserto uma mala de dois milhões de dólares, que pertencia a traficantes de droga, e foge com o dinheiro. Chigurh, um assassino, é enviado à sua procura, pelos traficantes. Porém, para alcançar Moss, ele precisa passar por Bell, o xerife local.
Um drama da dupla de irmãos realizadores norte-americanos Joel Coen e Ethan Coen, de 54 e 51 anos, autores de 'Blood Simple – Sangue por Sangue' (1984), 'Fargo' (1996) e 'The Man Who Wasn't There – O Barbeiro' (2001).
"For formalists - those moviegoers sent into raptures by tight editing, nimble camera work and faultless sound design - it’s pure heaven."
The New York Times
"'No Country for Old Men' n'est pas seulement un grand moment de virtuosité efficace. La mécanique du film noir produit une étrange vapeur."
Le Monde
"A dark, violent and deeply disquieting drama, leavened with brilliant noirish wisecracks."
The Guardian
'NO COUNTRY FOR OLD MEN'
Coen Brothers

14.2.08

BD – Álbum
'ETERNOS'
Minissérie em 4 volumes
de Neil Gaiman e John Romita Jr.
(2008 Marvel/Panini)

A vida do estudante de medicina Mark Curry não lhe corre muito bem. A namorada deixou-o, as contas para pagar acumulam-se e, para piorar, um fanático religioso persegue-o com uma história louca: a de que ele pertence aos 'Eternals', uma raça milenar de deuses espaciais incumbida de proteger a Terra. Ele sabe que é loucura, mas tudo lhe parece muito familiar.
Reintrodução no 'Universo Marvel' da criação de Jack Kirby, 'Eternos' é uma minissérie do argumentista inglês Neil Gaiman, de 47 anos, autor de 'Sandman' (2004 Devir), '1602' (2005 Devir) e 'Orquídea Negra' (2006 Devir), e do desenhador norte-americano John Romita Jr., de 52 anos, autor de 'O Incrível Hulk – O Regresso do Monstro' (2004 Devir).
"Gaiman and Romita do a stellar job of resuscitating and updating this truly fantastic Jack Kirby concept for a modern audience and incorporating it into the current 'Marvel Universe'."
PopMatters
'ETERNALS'
Neil Gaiman and John Romita Jr.
Marvel

12.2.08

Filme – Estreia a 21 de Fevereiro no Medeia Monumental
'JUNO'
de Jason Reitman
com Ellen Page e Michael Cera
(2007 Fox Searchlight)

Juno é uma adolescente de 16 anos que engravida de maneira inesperada do seu colega de classe Bleeker. Com a ajuda da sua melhor amiga, Leah, e o apoio dos seus pais, Juno conhece um casal que está disposto a adoptar o seu filho, que ainda nem nasceu.
Uma comédia dramática do realizador canadiano Jason Reitman, de 31 anos, autor de 'Thank You for Smoking – Obrigado Por Fumar' (2005).
"'Juno' respects the idiosyncrasies of its characters rather than exaggerating them or holding them up for ridicule."
The New York Times
"'Juno' est d'abord un éloge de l'anticonformisme, un hymne à l'adolescence."
Les Inrockuptibles
"This film is a happy pill."
The Guardian
'JUNO'
Jason Reitman

10.2.08

Fotojornalismo - Concurso
'WORLD PRESS PHOTO'
Tim Hetherington vence 'World Press Photo of the Year 2007'
(Vanity Fair)

A World Press Photo é uma organização independente fundada em 1955, com sede em Amesterdão (Holanda), que promove o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. A imagem vencedora da 51ª edição do concurso 'World Press Photo', foi captada pelo britânico Tim Hetherington, para a revista norte-americana 'Vanity Fair'. A foto mostra um exausto soldado norte-americano numa trincheira em Korengal, no Afeganistão. A fotografia foi escolhida entre 80 536 imagens de 5 019 fotógrafos profissionais de 125 países.
O júri internacional de 12 membros, presidido por Gary Knight (fotógrafo e director da VII Photo Agency), esteve reunido em Amesterdão para escolher as melhores fotografias em dez categorias premiando 58 fotógrafos de 23 nacionalidades. A exposição com as fotos premiadas estará patente no Museu da Electricidade, de 17 de Agosto a 09 de Setembro, em Lisboa.
"This image shows the exhaustion of a man - and the exhaustion of a nation. We're all connected to this. It's a picture of a man at the end of a line."
Gary Knight, jury chairman
'AMERICAN SOLDIER RESTING AT BUNKER'
Tim Hetherington for 'Vanity Fair'
Korengal Valley, Afghanistan, 16 September

8.2.08

Cinema – Festival
'FANTASPORTO 2008'
Festival Internacional de Cinema do Porto
De 25 de Fevereiro a 09 de Março no Rivoli.
(Cinema Novo)

A 28ª edição do 'Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto', decorre de 25 de Fevereiro a 09 de Março, no Rivoli Teatro Municipal e outras salas da cidade. O 'Fantasporto 2008', terá como é habitual uma 'Secção Oficial Competitiva' com 16 longas-metragens a concurso em diferentes categorias, sob a temática do imaginário, fantástico e ficção científica. Nas secções 'Orient Express', 'Fora de Competição' e 'Premiére & Panorama' serão apresentados cinco dezenas de novos filmes.
O cinema fantástico está de volta com sessões oficiais, retrospectivas ao cinema dinamarquês e ao cineasta e surrealista chileno Alejandro Jodorowski, 360 filmes de 38 países, 14 écrans e 527 sessões. O 'Fantasporto' foi considerado um dos 20 maiores festivais de cinema do mundo, pela revista norte-americana 'Variety'.

SELECÇÃO
Sábado, 08 de Março
00h00 – Grande Prémio Fantasporto 2008
Domingo, 09 de Março
15h00 – Prémios Fantasporto 2008
17h00 – Prémios Fantasporto 2008
19h00 – Prémios Fantasporto 2008
21h15 – Prémios Fantasporto 2008
23h15 – Prémios Fantasporto 2008
Bilhetes à venda no dia anterior às sessões por 3,5 euros.
TV AND THEATRE COMMERCIAL
Fantasporto 2008
Ziiiiiing Design

6.2.08

Filme – Estreia a 14 de Fevereiro no Medeia Monumental e Medeia King
'THERE WILL BE BLOOD - HAVERÁ SANGUE'
de Paul Thomas Anderson
com Daniel Day-Lewis e Paul Dano
(2007 Paramount Vantage)

No início do século XX, no Texas, o magnata do petróleo Daniel Plainview tenta ensinar ao filho H.W. princípios que considera importantes como família, ambição e riqueza nos negócios. Porém, terá de enfrentar o facto de que o filho começa a simpatizar com trabalhadores socialistas e ideais diferentes dos seus.
Um drama do realizador norte-americano Paul Thomas Anderson, de 38 anos, autor de 'Boogie Nights – Jogos de Prazer' (1997), 'Magnolia – Magnólia' (1999) e 'Punch Drunk Love – Embriagado de Amor' (2002).
National Society of Film Critics Awards – Best Film 2007
"The film is above all a consummate work of art, one that transcends the historically fraught context of its making, and its pleasures are unapologetically aesthetic. It reveals, excites, disturbs, provokes, but the window it opens is to human consciousness itself."
The New York Times
'THERE WILL BE BLOOD'
Paul Thomas Anderson

4.2.08

CD – Álbum
'VAMPIRE WEEKEND'
Vampire Weekend
(2008 XL Recordings)

Os Vampire Weekend são um quarteto indie/rock de universitários nova-iorquinos que começou por ganhar notoriedade através da Internet. A banda, formada por Ezra Koenig (vocalizações e guitarra), Rostam Batmanglij (teclas), Chris Baio (baixo) e Christopher Tomson (bateria), lança agora o seu álbum de estreia 'Vampire Weekend', pela editora XL Recordings, onde revela um som punk/new wave com influências da música popular africana e do folk/western.
Um divertimento cosmopolita que mistura ska com post-punk e afropop com groove, naquele que é o primeiro grande álbum do ano.
"Behind the penny loafers and songs about commas, there's a bold band that can balance dextrous originality with an innate pop sensibility."
The Guardian
"The sheer cleverness of every track is endearing. But it’s also brittle; these songs could use just a little more heart."
The New York Times
'MANSARD ROOF'
Vampire Weekend



'A-PUNK'
Vampire Weekend

2.2.08

Filme – Estreia a 14 de Fevereiro no Medeia Nimas
'LE VOYAGE DU BALLON ROUGE - O VÔO DO BALÃO VERMELHO'
de Hou Hsiao-Hsien
com Juliette Binoche e Simon Iteanu
(2007 Margo Films)

Um balão vermelho segue afeiçoadamente Simon, de sete anos, por Paris. A sua mãe Suzanne é uma marionetista com talentos vocais. Completamente absorvida pelo seu novo espectáculo, a mãe solteira é ultrapassada pelas complicações da vida moderna. Decide contratar Song, uma estudante de cinema tailandesa, para a ajudar a tratar de Simon.
Um drama do realizador chinês Hou Hsiao-Hsien, de 61 anos, autor de 'Zui Hao de Shi Guang – Três Tempos' (2005) que estreia em simultâneo no cinema 'Medeia King'.
"L'art de faire du cinéma: voilà le fil rouge de ce film qui use du reportage émerveillé, du réalisme et de l'improvisation."
Le Monde
"His mastery of film space remains assured as ever, even many miles from home, as does his work with actors. Lovely, lovely film."
The New York Times
'LE VOYAGE DU BALLON ROUGE'
Hou Hsiao-Hsien