29.11.06

Concerto – Ao Vivo
COBBLESTONE JAZZ
AGORIA
Espuma dos Dias #6
(Quinta, 14 de Dezembro às 23h00 no ‘Lux’)

Os Cobblestone Jazz são o trio canadiano de techno/jazz constituído por Danuel Tate (teclas e voz), Mathew Johson (programação) e Tyger Dhula (precursão). Com influências do jazz, dub, breakbeats e minimal techno os Cobblestone Jazz revelam-se essencialmente ao vivo pelas suas improvisações, algo raro na música electrónica. Em 2006 a banda já editou os EP ‘Dump Truck’ e ‘India In Me’ pela editora Wagon Repair.
Uma conjugação perfeita entre a instrumentação jazzy/funky ao vivo e as programações electrónicas minimalistas é o que os Cobblestone Jazz prometem em mais uma edição de ‘Espuma dos Dias’, no Lux, que conta ainda com um DJ set de Agoria (Sebastien Devaud) um dos nomes mais respeitados da actual cena techno francesa e que acaba de lançar o álbum 'The Green Armchair'.

27.11.06

Festival – Cultura Urbana
ROOTS & ROUTES
Music Dance Media
('Music Box', no Cais do Sodré, de 07 a 10 de Dezembro)

A primeira edição do festival ‘Roots & Routes’ em Portugal, promovido pela Journeys, terá lugar entre 07 e 10 de Dezembro e trará a Lisboa alguns dos mais importantes nomes ligados à música urbana feita actualmente. Serão cerca de vinte nomes, durante quatro dias, alguns deles marcando uma estreia em Portugal.
O ‘Roots & Routes’ é um programa pan-europeu, ligado à cultura urbana, que pesquisa, inspira e treina novos talentos na área da música, dança urbana e media. Com origem na Holanda, o programa ‘Roots & Routes’ chega agora a Portugal, pela mão da Journeys, constituindo uma parceria, a nível europeu, entre organizações culturais e direccionadas para a juventude. Nos próximos três anos, o ‘Roots & Routes’, será organizado em Portugal, Holanda, Hungria, França, Grécia, Espanha, Alemanha e Itália, contando, para isso, com o apoio da União Europeia.

LIVE ACTS
Sexta, 08 de Dezembro
23h00 - Ty
A referência inovadora do hip hop inglês apresenta o novo álbum ‘Closer’.
Sábado, 09 de Dezembro
01h00 - Kode9 + The Spaceape
O pioneiro do dubstep inglês apresenta o novo álbum ‘Memories of The Future’.
Bilhetes à venda na loja de discos ‘Flur’, em Santa Apolónia, por 18 euros.

21.11.06

CD – Álbum
‘IT’S A FEEDELITY AFFAIR’
Lindstrom
(2006 Smalltown Supersound)

O DJ e produtor norueguês Hans Peter Lindstrom dirige desde 2003 a sua própria editora, a Feedelity Records. Ao longo dos últimos três anos tornou-se uma referência com o lançamento de temas originais em máxis em vinil e remisturas para a pista de dança. Em 2005, formou com o também norueguês Thomas Hermansen a dupla Lindstrom & Prins Thomas para lançar o álbum homónimo, um sofisticado e estético som italo disco/funk.
Agora, Lindstrom regressa com ‘It’s a Feedelity Affair’, um álbum de estreia a solo que é simultaneamente uma colectânea de todos os singles de 12” lançados. Lindstrom confirma-se como líder do movimento nu-disco/space disco, uma mistura de disco-sound com rock progressivo e batidas house. Muito groove cósmico a desafiar o kitsch e dirigido para as pistas de dança. Um exercício de excelência.
"Da Noruega vem a salvação para a música de dança."
Diário de Notícias
"Sublime nordic disco.”
DJ Magazine

Concerto – Ao Vivo
YO LA TENGO
Festival Radar
Domingo, 03 de Dezembro às 21h00 na Aula Magna
(Música no Coração)

Os norte-americanos Ira Kaplan (guitarrista e vocalista) e Geórgia Hubley (baterista e vocalista) conheceram-se no meio musical de New Jersey, casaram-se e em 1984 formam os Yo La Tengo para desenvolver uma sonoridade indie-pop/sonic/folk. O álbum de estreia ‘Ride the Tiger’ remete para influências do pós-punk e folk-rock com primazia para a melodia e o experimentalismo. Na segunda metade dos anos 90, os Yo La Tengo conseguem o estatuto de grande banda alternativa, com os elogiados discos ‘Painful’ (1993) e ‘Electr-O-Pura’ (1995).
'I´m Not Affraid of You and I Will Beat Your Ass' (2006) mostra os Yo La Tengo como mestres da arte da composição que vai de terrenos mais noisy passando pela soul e contry e terminando no easy-pop e justifica porque são uma banda de culto. Um dos mais brilhantes álbuns indie rock lançados este ano que pronuncia um concerto electrizante.
Bilhetes à venda por 22 euros.

20.11.06

Filme – Estreia a 30 de Novembro no Medeia Monumental Saldanha
‘FLUSHED AWAY – POR ÁGUA ABAIXO’
de David Bowers e Sam Fell
com Kate Winslet e Hugh Jackman (vozes)
(2006 DreamWorks/Aardman)

Roddy é um rato da alta sociedade que vive como animal de estimação num luxuoso apartamento de Londres com dois hamsters, Gilbert e Sullivan, como mordomos. Quando Syd, um rato comum de esgoto, surge pela sanita, Roddy planeia livrar-se dele mas acaba indo por água abaixo para os esgotos da cidade. É aí que conhece o submundo das ratazanas.
Uma comédia de animação dos realizadores ingleses David Bowers e Sam Fell, elementos da equipa de criadores de ‘Chicken Run - A Fuga das Galinhas’ (2000) e ‘Wallace & Gromit - A Maldição do CoelhoHomem’ (2005).
"It is a relief to encounter such exuberant and infectious silliness."
The New York Times
"It's all perfectly professional, and the kids will love it, but grown-ups might find themselves missing ‘Wallace and Gromit’."
BBC

14.11.06

Concerto – Ao Vivo
SPANKY WILSON & THE QUANTIC SOUL ORCHESTRA
I'm Thankful Tour
(Casino Lisboa – Arena Lounge Live, 27 de Novembro)

Nove músicos de funk reúnem-se para formar uma orquestra e proporcionar uma vibração efusiva de calor sonoro. A Quantic Soul Orchestra é um projecto de Will Holland, que com apenas 25 anos se tem notabilizado como um dos produtores mais talentosos e prolíficos da música de dança. Will Holand está na linha da frente dos desenvolvimentos fusionistas mais recentes da música negra com o projecto Quantic. Criou esta orquestra para reverenciar a explosão funk dos anos 70, reunindo com um grupo de músicos virtuosos a cantora Spanky Wilson, uma séria referência no universo da música soul.
A Quantic Soul Orchestra apresenta-se pela primeira vez em Portugal para o concerto de lançamento do novíssimo 'I’m Thankful', o encontro de duas gerações para um refinado álbum de soul/jazz/funk do século XXI.
"Will Holland's take on funk, rootsly and authentic but laced with breakbeat sensibilities, provides a glove-like fit for Spanky Wilson's style vocals."
Mojo
Entrada gratuita.

11.11.06

Filme – Estreia a 30 de Novembro no Medeia Monumental Saldanha
‘THE QUEEN – A RAÍNHA’
de Stephen Frears
com Helen Mirren e Michael Sheen
(2006 Granada Film/Pathé Pictures)

Agosto de 1997. Imediatamente após a morte de Diana Spencer, princesa de Gales, o hermético e conservador mundo da rainha de Inglaterra colide com um moderno e recém-eleito primeiro-ministro Tony Blair. Uma batalha é travada entre a família real e o governo britânico durante esses dias, enquanto uma nação em luto aguarda decisões por parte dos seus líderes.
Um drama do realizador inglês Stephen Frears, de 65 anos, autor de ‘My Beautiful Laundrette – A Minha Bela Lavandaria’ (1985), ‘Dangerous Liaisons – Ligações Perigosas’ (1988) ‘The Grifters – Anatomia do Golpe’ (1990) e ‘Dirty Pretty Things – Estranhos de Passagem’ (2002).
"A sublimely nimble evisceration of that cult of celebrity known as the British royal family."
The New York Times
"It is intelligent, hilariously funny and, ultimately, rather moving."
The Guardian

8.11.06

Livro – Romance
‘O VIGILANTE’
Sarah Waters
(2006 Bizâncio)

A história de três mulheres e um jovem e dos seus amigos e amantes na Londres da década de 1940. O quotidiano, os actos de heroísmo, as tragédias pessoais e emoções durante a segunda Guerra Mundial, com os bombardeamentos aéreos, ruas em black-out, perigos à espreita, amores pouco lícitos e aventuras sexuais.
Um romance histórico da escritora galesa doutorada em Literatura Inglesa Sarah Waters, de 40 anos, especializada em ficção histórica e lésbica cujo anterior romance ‘Falsas Aparências’ (Bizâncio) foi também finalista do Booker Prize.
Booker Prize – Shortlist 2006
"A fabulous piece of writing. An unforgettable experience."
The Guardian

6.11.06

Prémio - Literário
PRIX GONCOURT 2006
’Les Bienveillantes’ de Jonathan Littell vence prémio literário.
(Académie Goncourt)

O ‘Prix Goncourt’, o mais prestigioso prémio literário francês, acaba de ser atribuído ao escritor norte-americano Jonathan Littell pelo romance ‘Les Bienveillantes’. O livro de mais de 900 páginas escrito directamente em francês, narra a confissão de um antigo oficial nazi. Há apenas dois meses, Jonathan Littell, era um perfeito desconhecido do público. Publicado pela editora Gallimard, o romance foi o grande acontecimento editorial da rentrée em França, com mais de 200 mil exemplares vendidos.
Nascido em Nova Iorque, filho do jornalista e escritor norte-americano Robert Littell, especialista em romances de espionagem, Jonathan Littell, de 39 anos, estudou em França e completou a sua formação em universidades norte-americanas. Os direitos de edição em Portugal de ’Les Bienveillantes’ ainda não foram adquiridos por qualquer editora.
"Quel roman formidable. L'habileté de la mise en intrigue alliée à un étonnant souci de documentation et à la force d'un style qui concilie remarquablement crudité et classicisme fait des Bienveillantes un authentique événement."
Le Monde

4.11.06

Feira – Arte Contemporânea
‘ARTE LISBOA 2006’
Feira de Arte Contemporânea
(FIL – Parque das Nações, de 08 a 13 de Novembro)

Numa área com cerca de 4 500 metros quadrados, a ‘Arte Lisboa 2006’ apresenta ao público as galerias e os trabalhos dos artistas que representam. Com seis anos de existência, a única feira de arte contemporânea portuguesa tem como um dos objectivos a afirmação do certame num dos acontecimentos mais importantes da arte contemporânea nacional e ibérica.
A Feira de Arte Contemporânea de Lisboa vem cimentar nesta edição a sua notoriedade e qualidade dos galeristas, artistas, coleccionadores, críticos e outros agentes do meio artístico, do público interessado em arte contemporânea e do grande público. Um total de 66 galerias, de entre as quais 47 portuguesas e 19 estrangeiras, provenientes de seis países, foram seleccionadas para participar.
“A edição de 2006 da feira 'Arte Lisboa' desafia a crise com a participação de mais galerias e com um programa mais bem organizado.”
Expresso - Actual

2.11.06

Livros – Listas
MELHORES ROMANCES EM LÍNGUA INGLESA
1980-2005
(The Observer/The New York Times)

‘Desgraça’, do escritor sul-africano J.M. Coetzee, foi considerado o melhor romance em inglês dos últimos 25 anos. A obra ocupa o primeiro lugar de uma lista criada com as votações de 120 escritores e críticos literários que aceitaram responder a um inquérito do jornal inglês ‘The Observer’ destinado a escolher a melhor obra de ficção escrita entre 1980 e 2005 no Reino Unido e Commonwealth.
O inquérito do ‘The Observer’, revelado em Outubro, teve por modelo o inquérito divulgado em Maio pelo ‘The New York Times’, em que o jornal norte-americano pediu a 200 escritores e críticos que identificassem o melhor romance norte-americano escrito no mesmo período (1980-2005). Os resultados deram o romance ‘Amada’ (1987) de Toni Morrison, como vencedor. 11 das 20 obras destacadas estão publicadas em português.

THE OBSERVER – THE BEST NOVEL FOR THE YEARS 1980-2005
1. ‘Desgraça’ (1999) de J.M. Coetzee (Dom Quixote)
2. ‘Money’ (1984) de Martin Amis (Teorema)
3. ‘Earthly Powers’ (1980) de Anthony Burgess
4. ‘Expiação’ (2001) de Ian McEwan (Gradiva)
5. ‘The Blue Flower’ (1995) de Penelope Fitzgerald
6. ‘Os Inconsolados’ (1995) de Kazuo Ishiguro (Gradiva)
7. ‘Os Filhos da Meia-Noite’ (1981) de Salman Rushdie (Dom Quixote)
8. ‘Os Despojos do Dia’ (1989) de Kazuo Ishiguro (Gradiva)
9. ‘Amongst Women’ (1990) de John McGahern
10. ‘Olhar o Nascer do Sol’ (2001) de John McGahern (Ulisseia)

THE NEW YORK TIMES – BEST WORK OF AMERICAN FICTION OF THE LAST 25 YEARS
1. ‘Amada’ (1987) de Toni Morrison (Difusão Cultural)
2. ‘Underworld’ (1987) de Don DeLillo
3. ‘Blood Meridian’ (1985) de Cormac McCarthy
4. ‘Rabbit Angstrom - The Four Novels’ (1995) de John Updike
5. ‘Pastoral Americana’ (1997) de Philip Roth (Dom Quixote)
6. ‘Uma Conspiração de Estúpidos’ (1980) de John Kennedy Toole (Terramar)
7. ‘Housekeeping’ (1980) de Marilynne Robinson
8. ‘Winter's Tale’ (1983) de Mark Helprin
9. ‘Ruído Branco’ (1985) de Don DeLillo (Presença)
10. ‘The Counterlife’ (1986) de Philip Roth


1.11.06

Filme – Estreia a 09 de Novembro no Monumental Saldanha
‘THE DEPARTED – ENTRE INIMIGOS’
de Martin Scorsese
com Leonardo DiCaprio e Matt Damon
(2006 Warner Bros. Pictures)

Um agente da Massachusetts State Police infiltra-se num grupo criminoso da máfia irlandesa nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que um dos membros deste gang consegue agir como informador dentro da polícia. ‘The Departed – Entre Inimigos’ é um remake do filme ‘Infernal Affairs – Infiltrados’ (2002), dos realizadores de Hong Kong Wai Keung Lau e Siu Fai Mak.
Um drama de acção do realizador norte-americano Martin Scorsese, de 64 anos, autor de ‘Taxi Driver’ (1976), ‘Raging Bull – Touro Enraivecido’ (1980) e ‘Goodfellas – Tudo Bons Rapazes’ (1990).
"Scorsese's cubistic entertainment about men divided by power, loyalty and their own selves finds the director back on the mean streets where he belongs."
The New York Times
"A big, brash, splatteringly violent mob opera. Scorsese has hit his stride again, and he has produced something with as much as gusto as his best films of 20 or 30 years back."
The Guardian