29.6.05

CD – Álbum
‘ANNIEMAL’
Annie
(2005 Big Beat)

Annie, de 27 anos, nasceu e vive na Noruega onde começou por formar os Suitcase, uma banda indie rock, que acabou quando os outros membros quiseram optar por um som trip hop. Para além de cantora e compositora, Annie é também DJ e proprietária do club ‘Pop Till You Drop’.
O álbum de estreia de Annie é pop por excelência. 'Anniemal' traz 12 faixas acessíveis, impecavelmente produzidas e viciantes de ouvir. Além dos teclados e programações de Annie, o álbum contou com as produções do bootleger inglês Richard X, do produtor e DJ finlandês Timo Kaukolampi e de Svein Berge e Torbjörn Brundtland (a dupla dos Röyksopp). O som apresentado é electro pop dance, com batidas ligeiras a acompanhar a voz etérea de Annie.
“It excels at that classic pop trick of combining the euphoric with the melancholy.”
Uncut

24.6.05

Filme – Estreia a 07 de Julho no King
‘AALTRA’
de Benoit Delépine
com Benoît Delépine e Gustave de Kervern
(2004 La Parti)

Um road-movie em cadeira de rodas. Algures no Norte de França, dois vizinhos confrontam-se constantemente. Uma disputa entre os dois faz uma máquina agrícola cair sobre eles. Saem os dois do hospital em cadeira de rodas. Vizinhos outra vez, começam uma viagem com o objectivo de exigir uma indemnização aos fabricantes finlandeses da máquina agrícola que lhes provocou o acidente.
Uma comédia dramática, a preto-e-branco, que representa a estreia do realizador belga, de 47 anos, nas longas-metragens. Benoit Delépine notabilizou-se em França pela autoria de textos para o programa televisivo ‘Les Guignols de l’Info’, correspondente ao português ‘Contra-Informação’.
“Une histoire tragique qui ne renonce jamais à l'humour, d'où sa force. Le film reste malpoli, mufle envers et contre tout.”
Libération
“Un film plastiquement beau et qui est vraiment hilarant.”
Les Inrockuptibles

21.6.05

Livro – Romance
‘O SENHOR DAS POCILGAS’
de Tristan Egolf
(2005 Teorema)

O romance ‘O Senhor das Pocilgas’ começa com a morte de um mamute na Era Glaciar e termina com uma caça ao porco, durante um funeral no Midwest dos nossos dias. O autor, Tristan Egolf, viu este seu primeiro romance ser formalmente recusado por mais de setenta editores norte-americanos. Ganhava a vida em Paris como músico de rua, quando, em 1998, foi descoberto pela editora Gallimard, que o publicou originalmente em francês. A partir daí, o seu sucesso foi enorme em todo o mundo sendo apontado como a nova promessa da literatura norte-americana.
Tristan Egolf morreu aos 33 anos, na Pensilvânia, sua cidade natal, em Maio de 2005. Os jornais norte-americanos anunciaram que se tratou de suicídio provocado por depressão. Em 2003, a banda folk norte-americana Buddy & The Huddle lançou o álbum 'Monument for John Kaltenbrunner', inspirado no livro.
"A wild ride of a book, possessed of a manic, epic energy, robust and intoxicating prose."
Publishers Weekly
"A work of substance, significance and originality."
The Times Literary Supplement

16.6.05

Futebol - Apresentação de Equipas
BENFICA - CHELSEA
Jogo dos Campeões
(Estádio do Sport Lisboa e Benfica, 17 de Julho)

O Benfica, campeão da Superliga 2004/05, vai oficialmente apresentar-se aos seus sócios no dia 17 de Julho (domingo), às 20h00, no Estádio da Luz. O adversário será o campeão inglês Chelsea, de José Mourinho e Tiago, ambos ex-benfiquistas. A partida será a primeira que os jogadores ao serviço do novo treinador benfiquista, o holandês Ronald Koeman, realizam após concluído o estágio de pré-temporada em Nyon.
Entretanto, o presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, promete que até ao dia 04 de Julho, data em que os jogadores encarnados terão que se apresentar para iniciar trabalho, serão apresentados os novos reforços.

12.6.05

Álbum – CD
‘OK COWBOY’
Vitalic
(2005 PIAS)

Músico, DJ e produtor Pascal Arbez-Nicolas, um francês de 32 anos, apresenta-se como Vitalic. Em 2001 estreou-se com o máxi-single de quatro temas ‘Poney’, integrando-se na corrente ‘french touch’ e sendo convidado para remisturar temas de Bjork e Daft Punk.
Em ‘Ok Cowboy’, primeiro álbum de Vitalic, acabado de editar, não são utilizadas linhas de guitarra ou bateria ou qualquer outro instrumento acústico, criando-se por meio de sintetizadores, músicas tão ou mais potentes do que qualquer lançamento de rock, o que leva a que o som apresentado seja frequentemente designado de metal disco. ’OK Cowboy’ já é considerado o mais importante álbum de dance music lançado em 2005.
“This is an album that leaves you in absolutely no doubt that, at the very least, Vitalic is the best thing to come out of France since Daft Punk.”
New Musical Express

9.6.05

Automóvel - Lançamento
VOLKSWAGEN POLO
À prova de tudo.
(2005 SIVA)

O novo VW Polo oferece uma condução dinâmica, combinando traços desportivos compactos, pormenores de requinte, valores interiores e muito espaço. A nova configuração da dianteira, uma marcante grelha em forma de V, sublinha a identidade da quarta geração deste modelo. Faróis de halogéneo e indicadores de direcção numa unidade óptica com vidro transparente acentuam o seu dinamismo. Os espelhos exteriores aerodinâmicos que integram indicadores de direcção chamam as atenções. O design da traseira confere-lhe novos impulsos graças às novas ópticas traseiras com o elemento principal redondo. Correspondem no seu formato aos faróis da frente e rematam o design traseiro em grande estilo.
O VW Polo é oferecido nas versões Trendline, Confortline e Sportline, com opção entre três motores a gasolina entre 40 kW e 55 kW e quatro motores TDI de 51 kW a 96 kW. Preços a partir de 13 400 euros.
“Um lavar de cara deu ao VW Polo uma nova frente e traseira e um novo tablier, bem como um novo motor, o excelente 1.4 TDI. De resto mantêm-se as mesmas qualidades e defeitos do seu antecessor: boa qualidade, espaço pouco amplo."
AutoHoje

3.6.05

Filme – Estreia a 23 de Junho no King
‘FEUX REUGES - SINAIS VERMELHOS’
de Cédric Kahn
com Jean-Pierre Darrousin e Carole Bouquet
(2004 Alicéleo)

Num fim-de-semana de Verão, Antoine e Hélène decidem ir buscar os filhos à colónia no sul de França onde estão a passar férias. Como Hélène está atrasada, Antoine bebe enquanto espera. No carro, exasperado com o calor e o trânsito, Antoine decide sair da auto-estrada e parar num bar. Sob o efeito do álcool começa a conduzir de forma cada vez mais perigosa. Acaba por discutir com Hélène, que decide abandoná-lo e seguir a pé, sozinha na noite. Entretanto, a polícia anda à procura de um criminoso em fuga e Antoine, enquanto procura a mulher, cruza-se na estrada com um estranho indivíduo.
Um thriller de suspense do realizador francês Cédric Kahn, autor de ‘Bar des Rails’ (1991) e ‘L’Enui’(1998).
“Un bon film français grand public, solidement mis en scène et porté par des acteurs exceptionnels.”
Les Inrockuptibles
“Un film noir et brillant.”
Le Monde

1.6.05

Festa – Arraial
LISBOA EM FESTA 2005
Festas Populares de Santo António
(Lisboa, 12 de Junho)

Manifestação de unidade e identidade cultural a ‘Lisboa em Festa’ centra-se nos festejos tradicionais de Santo António, nas marchas populares e arraiais de bairro em que se dinamizam espaços e agentes culturais, se valoriza o património e onde participam as forças vivas da cidade de Lisboa, num movimento de rara dimensão.
Desde 1932 que os lisboetas sentem a cidade como um palco. Setenta anos de marchas e arraiais populares em que a cor e as sonoridades de cada um dos bairros se misturam com o cheiro de festa: Marvila, Bairro Alto, Benfica, Olivais, Castelo, Alfama, Campolide, Madragoa, Mouraria, Carnide, Alcântara, Campo de Ourique, Graça, Ajuda, Bica, São Vivente e Penha de França.
O site holandês Local Festivities (informação independente sobre festivais europeus segundo critérios de dimensão, continuidade, originalidade, gestão organizativa e divertimento) classificou a ‘Lisboa em Festa’ no 19º lugar do ranking ‘50 Best Festivities of Europe’.
Marchas Populares, Bailes Populares, Arcos e Balões, Manjericos, Caldo Verde, Sardinha Assada, Broa e Vinho Tinto.