20.12.04

CD – Álbum
‘THE RETURN OF JACK SPLASH’
Plantlife
(2004 Gut)

O som dos Plantlife quebra barreiras entre estilos ao misturar funk, hip hop, soul e rock com doses generosas de sensualidade, política e groove de que resultam clássicos instantâneos. A banda, oriunda de Los Angeles, é constituída por Jack Splash (voz, instrumentais e produção), Panda One (instrumentais e produção), Dena Deadly (voz) e Rashida (DJ).
O álbum de estreia ‘The Return of Jack Splash’ explora o soul/funk dos anos 70, o electro dos anos 80 e o discurso político e ideais não misóginos do hip hop dos anos 90, festejando tudo num funky futurista.
“All I can say is thank the heavens for this record!”
Urb Magazine
“Plantlife’s gumbo of soul-disco and cosmic hop spreads a message of love!”

Vibe Magazine



Música – Prémio
WORLDWIDE MUSIC AWARDS 2004
Gilles Peterson. Join the dots. Searching for the perfect beat.
(BBC Radio 1)

O radialista Gilles Peterson iniciou o seu programa ‘Worldwide’ na BBC Radio 1 em 1998 sendo actualmente retransmitido para rádios de 15 países (em Portugal pela Oxigénio 102.6). Especialista em mix ecléticos de jazz, funk, reggae, soul e early electro, Gilles Peterson construiu reputação mundial como divulgador musical e como DJ, a par da fundação das editoras Acid Jazz e Talkin’Loud e da regular edição das compilações ‘Worldwide Exclusives’, coerentes ligações entre músicos obscuros, desconhecidos e esquecidos, numa mistura de sons de raiz africana com música jamaicana, soul urbana e a nova geração de jazz europeia.
Anualmente, Gilles Peterson selecciona uma lista dos 50 melhores álbuns do ano que dá a votar aos ouvintes do programa ‘Worldwide’ que assim estabelecem a lista dos ‘Worldwide All Winners Album of the Year’, que passa a constituir um verdadeiro guia de descobertas para quem acompanha as novas tendências da dance music.
WORLDWIDE ALL WINNERS ALBUMS OF THE YEAR 2004
1. Plantlife 'The Return Of Jack Splash' (Counterflow/Gut)
2. Troubleman 'Time Out Of Mind' (Far Out)
3. Kanye West 'The College Dropout' (Roc-A-Fella)
4. Jill Scott 'Beautifully Human: Words & Sounds Vol.2' (Hidden Beach)
5. Nicola Conte 'New Directions' (Blue Note)
6. Mustang 'Back Home' (Compost)
7. Madvillian 'Madvillainy' (Stones Throw)
8. Skinnyman 'Council Estate Of Mind' (Low Life)
9. New Sector Movements 'Turn It Up' (Virgin)
10. Foreign Exchange 'Connected' (BBE)

"Gilles Peterson is one of the most important tastemakers in music this decade."
Mixmag



17.12.04

Ideias – Natal
CHEQUE OFERTA FNAC
Oferecer liberdade de escolha.
(Fnac)

A Fnac reserva as melhores sugestões de Natal. Ao percorrer as múltiplas áreas da Fnac é possível encontrar livros, álbuns de banda desenhada, uma extensa selecção musical, filmes, jogos e consolas, máquinas fotográficas, TV, vídeo e som, computadores, telecomunicações e novas tecnologias. A actividade da Fnac baseia-se na venda dos famosos ‘6 P’ (6 produtos): livros, discos, imagem, som, informática e software. Mas na realidade, a sua montra de serviços é mais alargada incluindo a venda de bilhetes para espectáculos e a revelação de fotografias, entre outros.
Os ‘Cheques Oferta Fnac’ (no valor de 5, 10, 20 ou 30 euros) oferecem uma vasta escolha de produtos culturais ou de lazer aos preços mais competitivos, um período alargado de utilização e a possibilidade de se oferecer à medida o montante desejado.



Cinema - Prémio
EUROPEAN FILM AWARDS 2004
'Head-On’' de Fatih Akin eleito ‘European Film 2004’

Fundada em 1988, a European Film Academy congrega 1 600 profissionais da indústria cinematográfica com o objectivo comum de promover o cinema europeu e atribuir os ‘European Film Awards’. A cerimónia deste ano decorreu em Barcelona e elegeu o filme ‘Gegen die Wand - Head-On’, do realizador alemão de origem turca Fatih Akin, como ‘European Film 2004’.
‘Head-On’ conta uma história de amor, passada na Alemanha, entre uma jovem turca desejosa de sair de casa e um turco de meia-idade perdido na vida que se encontram numa consulta médica após ambos terem tentado o suicídio. Um drama protagonizado por Birol Unel e Sibel Kekilli, premiado no início de 2004 pelo Festival Internacional de Cinema de Berlim com o ‘Golden Bear’.



16.12.04

USB Flash Drive
SANDISK CRUZER TITANIUM
Store your world in ours.
(SanDisk)

O estilo, a resistência e a velocidade definem a nova USB Flash Drive ‘Cruzer Titanium’, da SanDisk, como a ideal para transporte de dados de um computador para outro. Concebida para funcionar, armazenar e proteger dados em condições extremas, este stick de armazenamento/pen drive é virtualmente indestrutível, graças à sua capa protectora em titânio, um metal muito duro e resistente à corrosão e calor. A USB Flash Drive 2.0 Hi-Speed da SanDisk é uma das mais rápidas do mercado, com uma velocidade de 13 megabytes por segundo na escrita e de 15 MB na leitura. Com uma resistência ao peso de 900 kg e capacidade de armazenamento de 512 MB, a 'Cruzer Titanium' é cerca de três vezes mais rápida e armazena dados, imagens e música.
“Excellent. This USB flash drive delivers a trinity of useful utilities in an extremely durable form.”
CNET Top Products – Best USB Flash Drive 2004




5.12.04

Concerto – Ao Vivo
JAY-JAY JOHANSON
‘Prologue Tour’
Em Lisboa, na Aula Magna, dia 17 de Dezembro às 21h30.
(Incubadora D’Artes)

O sueco Jay-Jay Johanson editou ‘Whiskey’ (1996), álbum de estreia, no qual as sonoridades jazzy e bossa nova encontraram equilíbrio na sua voz encorpada e grave. A estética musical do cantor evolui por outros caminhos e ao quarto álbum, ‘Antenna’, Jay-Jay Johanson voltou a surpreender com um look retro-kitsch e uma pose andrógina e provocadora aliada a uma sonoridade mais electrónica. Já este ano, editou a colectânea ‘Prologue – Best of Early Years’ que inclui uma releitura dançável de um dos seus maiores êxitos ‘So Tell the Girls that I Am Back in Town’, entre outros sucessos e alguns temas novos.
(Bilhetes à venda na Fnac por 15 euros)