27.5.04

BD - Novela Gráfica
‘DIAS SOMBRIOS‘
de Steve Niles e Ben Templesmith
(2004 IDW / Devir)

’30 Dias de Noite’ conseguiu uma nomeação para os prémios ‘International Horror Guild’ e será adaptada para cinema numa produção de Sam Raimi. Na sequela ‘Dias Sombrios’, a acção desta arrepiante história de vampiros é transferida de Barrow, no Alasca, para Los Angeles. É neste cenário que Stella Olemaun, depois da sua vida ter sido alterada para sempre pelo ataque dos vampiros, se dedica à erradicação destes e tenta alertar o mundo para a sua existência. Pelo caminho irá encontrar novos aliados assim como novos adversários.
O argumentista norte-americano Steve Niles fundou a editora Arcane Comix e escreveu para as editoras Eclipse Comics, Dark Horse e Image Comics. Nesta novela gráfica revela uma energia crua e brutal num argumento afiado e impiedoso. O desenhador australiano Ben Templesmith faz BD editorial e design em várias publicações. Em ‘Dias Sombrios’ apresenta um estilo gráfico reduzido ao essencial em que todas as redundâncias foram removidas.
"Steve Niles conseguiu revitalizar completamente o terror na banda desenhada. Toda a BD gótica (por excelência) devia ser assim."
Fourcolorhell


26.5.04

Festival – Música Electrónica
‘COSMOPOLIS’
Welcome to the dance planet.
Convento do Beato
(26 de Junho a partir das 23h)

A quinta edição do ‘Cosmopolis - The Electronic Music Festival’ está aberta aos diversos estilos de expressão artística e às inúmeras fusões que estes geram. Uma aposta nos jovens criadores europeus (música, dança e vídeo) que têm em comum o talento, a originalidade e a visão vanguardista das misturas dos géneros e do aproveitamento das novas tecnologias. O ‘Cosmopolis’ distingue-se pela identidade artística e pela implantação urbana, convidando o público a descobrir novos projectos e locais, onde se apresenta música e vídeo.
Live Area Bullet, Izzi Dunn, Lali Puna, Jeans Team e Hexstatic.
(Bilhetes à venda na Fnac por 18 euros)


25.5.04

Prova de Atletismo
CORRIDA DO ORIENTE 2004
Parque das Nações
(06 de Junho)

Numa organização da ANIPRO, realiza-se na manhã do dia 06 de Junho a prova de atletismo ‘Corrida do Oriente’, uma competição de 10 000 metros ao longo de toda a área do Parque das Nações, com partida e chegada na zona norte. Aos primeiros 1 000 atletas será distribuído um saco com um conjunto de lembranças (t-shirt oficial, medalha, fita e caneta). Esta é a terceira edição de uma iniciativa que captou mais de 1 500 participantes no ano de 2003.
As inscrições devem ser feitas através do impresso próprio (disponível em www.corridadooriente.com) que deverá ser preenchido e enviado juntamente com o pagamento de 8 euros para ANIPRO Apartado 50 2671-901 Loures.


24.5.04

BD - Novela Gráfica
’O INCRÍVEL HULK 2: O REGRESSO DO MONSTRO’
de Bruce Jones e Lee Weeks
(2004 Marvel / Devir)

Confirmando uma evidente tendência para estar no local errado à hora errada, Bruce Banner vê-se entre os reféns de um assalto a uma loja de conveniência que correu mal. Apanhado entre um assaltante desesperado e um polícia traumatizado por uma experiência anterior com reféns que terminou de forma trágica, Banner está mais uma vez num beco sem saída.
A fase do argumentista Bruce Jones em ‘The Incredible Hulk’ foi mal recebida pelos leitores clássicos de Hulk, por o monstro verde aparecer pouco na história, mas muito bem recebido pelos críticos e pelo mercado, com a revista a manter-se entre as 20 mais vendidas nos Estados Unidos. O traço clássico de Lee Weeks transmite à história a grande legibilidade, elegância e apurado sentido narrativo. ‘O Incrível Hulk 2: O Regresso do Monstro’ foi editado originalmente em 2002 e colecta a série ‘Boiling Point’ publicada nos números 40 a 43 da revista ‘The Incredible Hulk’.
"The renaissance of 'The Incredible Hulk' continues, making it one of the single best titles available today."
Zentertainment
"Bruce Jones paces his comics like a runaway train, a roller-coaster ride of tension, humor and even terror."
Aint It Cool News


20.5.04

Revista - Trimestral
‘OP’
Visões da matéria.
(Nº 13 / Primavera 2004)

O mais recente número da revista editada por Bruno Bénard-Guedes já está disponível nas bancas e apresenta como tema de capa o dossiê sobre hip hop e r&b ‘Novo Mainstream - One Nation Under a Groove’ por Rui Miguel Abreu.
Nesta edição da ‘Op’ destaque para a banda desenhada ‘Os Sonhos de Insónia’, de André Ruivo e Susana Gaudêncio, a produção de moda ‘ExerSize Matters’, da Fashion Vic-Team, e a revisão dos últimos discos de Al Green e Aretha Franklin em ‘Memphis, Num Destes Dias’, por João Santos.
Relevo também para as (re)edições da discografia de David Sylvian em ‘Um Dia de Boas Possibilidades’, por Pedro Santos e dos filmes de Carl Th. Dreyer em ‘O Corpo, a Alma e os seus Restos’, por João Lopes.
Enfoque especial merece a revisão do último livro de Oliver Rolin em ‘O Preço da História’, por João Eduardo Ferreira, a pub fiction ‘Bushit’, de Dona Susana e Senhor Tocas, as revisões do essencial em ‘Tópicos - 2003’ e, a fechar, a ficção ‘Não Me Mexo’, de Jacinto Lucas Pires.


18.5.04

Campeonato Europeu de Futebol – UEFA Euro 2004
PORTUGAL
Vive o 2004!
(de 10 de Junho a 04 de Julho)

No estrangeiro, chamam à equipa portuguesa ‘o Brasil da Europa’. Recheada de talento e jogadores com sublimes qualidades técnicas, a selecção lusa tem agora a oportunidade de impor o seu estilo, no ‘UEFA Euro 2004’. Portugal espera tirar proveito da vantagem de actuar em casa, em busca de uma presença na final.
Seleccionador Luiz Felipe Scolari (ex-Seleccionador do Brasil).
Guarda-Redes Ricardo (Sporting CP), Quim (Sporting de Braga) e Moreira (SL Benfica).
Defesas Rui Jorge (Sporting CP), Nuno Valente (FC Porto), Miguel (SL Benfica), Paulo Ferreira (FC Porto), Beto (Sporting CP), Fernando Couto (Lázio de Roma), Jorge Andrade (Deportivo da Corunha) e Ricardo Carvalho (FC Porto).
Médios Petit (SL Benfica), Costinha (FC Porto), Deco (FC Porto), Rui Costa (Milan AC), Tiago (SL Benfica), Luís Figo (Real Madrid) e Maniche (FC Porto).
Avançados Pauleta (Paris St. Germain), Nuno Gomes (SL Benfica), Hélder Postiga (Tottenham), Cristiano Ronaldo (Manchester United) e Simão Sabrosa (SL Benfica).
Jogos Fase de Grupos
Sábado, 12 - 17h00 Portugal 1 - Grécia 2 (Dragão/RTP1)
Quarta, 16 – 19h45 Rússia 0 - Portugal 2 (Luz/SIC)
Domingo, 20 – 19h45 Espanha 0 - Portugal 1 (Alvalade/TVI)
Jogo Quartos-de-Final
Quinta, 24 - 19h45 Portugal 2 - Inglaterra 2 (Luz/RTP1)
Jogo Meias-Finais
Quarta, 30 - 19h45 Portugal 2 - Holanda 1 (Alvalade/RTP1)
Jogo Final
Domingo, 04 - 19h45 Portugal 0 - Grécia 1 (Luz/RTP1)
Objectivo
"Se não atingirmos as meias-finais, o trabalho não foi bem feito. Quando chegarmos às meias-finais, vamos querer mais."
Luiz Felipe Scolari ao ‘Jornal de Notícias’ de 11 de Maio.


14.5.04

CD - Compilação
‘WORLDWIDE EXCLUSIVES’
Gilles Peterson
(2004 Talkin'Loud/Universal)

Seis anos depois e o programa semanal de Gilles Peterson na BBC Radio 1, ‘Worldwide’ (retransmitido pela Oxigénio 102.6) continua a criar uma coerente e vibrante ligação entre músicos obscuros, desconhecidos e esquecidos, fiel ao lema ‘searching the perfect beat’. Gilles Peterson mistura a música de raiz africana com música jamaicana ou soul urbana oriunda de Detroit com a intricada nova geração de jazz europeia. A nova compilação ‘Worldwide Exclusives’, apresenta temas dos The Cinematic Orchestra, Jazzanova, Outlines, Umod, New Sector Movements, Two Banks of Four, Matthew Herbert, Nicola Conte, Ty, Build an Ark, Zero 7, Gotan Project, Roy Ayers e Eric Roberson, entre outros.
“I'm really pleased with this one, makes me feel like an A&R man again!"
Gilles Peterson
"Em mais uma selecção dominada pela vasta influência da música electrónica (brazil-soul-funk-jazz) destaca-se a consistência e o nível qualitativo geral."
Público


Exposição – Desenhos, Pinturas e Grafittis
KEITH HARING
Culturgest – Edifício Sede CGD
(De 16 de Junho a 19 de Setembro)

Keith Haring nasceu nos Estados Unidos, em 1962. Na década de 80, mudou-se para Nova Iorque, onde frequentou a Escola de Artes Visuais. A vida desta cidade, o hip-hop, o breakdance e os graffitis influenciaram-no desde logo. Keith Haring começou a pintar em bares, nas paredes das ruas e até nos túneis do metro. O artista criou um complexo código visual, utilizando a linha de contorno com traço grosso, figuras muito simples e cores primárias. Em 1990, aos 32 anos, Keith Haring morre vitima de SIDA.
As obras em exposição são provenientes de colecções particulares e do Estate e datam de 1980 e 1990. São desenhos, pinturas e grafittis em que está presente a dimensão iconoclasta e a energia de um nova-iorquino que fez da rua o seu suporte de artista.


Espectáculo Anfíbio
‘NAUMON’
O jogo eterno.
La Fura dels Baus
(Lisboa - Cais de Santos, de 07 a 20 de Junho)

A companhia catalã La Fura dels Baus assinala os 25 anos de carreira apresentando o espectáculo mais arrojado de sempre. O porão do navio 'Naumon' é como um ventre de baleia, onde se levarão a cabo sete acções inscritas genuinamente na linguagem furera. O público, rodeado e perseguido pelo espectáculo, decidirá se desce ao porão (inferno) ou sobe ao convés (céu).
O espectáculo 'Mátria 1 – El Juego Eterno', desenvolve o tema 'A Criação', o primeiro de uma futura tetralogia. Uma obra para marionetas cósmicas onde convergem a arte, o mito e a ciência e onde se põem em relevo as ilusões, os perigos e as esperanças do homem de hoje.
(Bilhetes à venda nas lojas Fnac por 35 euros)


13.5.04

BD – Novela Gráfica
‘FÁBULAS – LENDAS NO EXÍLIO’
de Bill Willingham e Lan Medina
(2004 Vertigo / Devir)

O que aconteceria se as personagens dos tradicionais contos de fadas tivessem sido forçadas a abandonar a Terra da Fantasia para viver no nosso mundo? Uma história sobre as personagens ‘supostamente’ imaginárias, que se mudaram para Nova Iorque, onde vivem disfarçadas entre os mortais mundanos, e tentam resolver o mistério do desaparecimento da irmã de Branca de Neve.
‘Fábulas’ é uma divertida história da editora Vertigo (divisão da DC especializada em comics adultos sem super-heróis) escrita pelo norte-americano Bill Willingham, (responsável pelo desenho de ‘Lanterna Verde’) e desenhada pelo filipino Lan Medina (responsável pelo desenho de ’Aria’ e ‘Surfista Prateado’). Um álbum de 128 páginas, que reúne os números 1 a 5 da série ‘Fables’, publicada nos Estados Unidos em 2002.
Eisner Awards 2003 - Best Serialized Story and Best New Serie


Livro – Grande Prémio APE 2003
‘VERMELHO’
de Mafalda Ivo Cruz
(2003 Dom Quixote)

Mafalda Ivo Cruz, de 45 anos, venceu com ‘Vermelho’ o ‘Grande Prémio 2003 - Associação Portuguesa de Escritores’, a maior e mais conceituada distinção para a literatura em Portugal. Quarta obra da escritora, ‘Vermelho’ não é um universo de simpatia fácil ou imediata, mas vai prendendo o leitor até que este já não é capaz de deixar o romance. Segundo Eduardo Prado Coelho, membro do júri, Mafalda Ivo Cruz é “muito provavelmente a mais importante revelação da literatura portuguesa contemporânea”.
‘Vermelho’ conta a história de Tito que vive num bairro de lata lisboeta, de Nina, sua mulher grávida, que pinta a barraca de azul-turquesa e de Lena, outra mulher. Em Cabo Verde, Afonso, um branco, e as negras Rosas e Isaura que vão morrendo e dos filhos ilegítimos que ele vai mandando enforcar.
“Não basta dizer de ‘Vermelho’ que se trata do melhor romance de Mafalda Ivo Cruz. É talvez um dos mais perfeitos textos da nossa cena literária recente.”
Público


10.5.04

Livros – Colecção de Humor
'E AGORA, PARA ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE'
Direcção de Nuno Artur Silva / Produções Fictícias
(2004 Gradiva)

A editora Gradiva vai iniciar a publicação de uma nova colecção de humor, para a qual já estão assegurados quatro títulos para editar até final de 2004. Intitulada 'E Agora, Para Algo Completamente Diferente', a colecção é coordenada por Nuno Artur Silva, da Produções Fictícias.
‘Linguagem Seinfeld’, de Jerry Seinfeld. Editado originalmente em 1994 pelo autor da sitcom ‘Seinfeld’, é uma colecção de observações sobre relacionamentos humanos. Lançamento em Maio. "Seinfeld's collection of trademark personal observations and cultural theories." in Publishers Weekly
‘O Caminho para Marte’, de Eric Idle. Originalmente publicado em 1999 pelo membro dos ‘Monty Python’ é uma novela de ficção científica/espionagem. Lançamento em Julho. "Dazzling. The language, the jokes, the problems and foibles of his characters are purely of our time." in Los Angeles Times
‘Pure Drivel’, de Steve Martin. Editado originalmente em 1999 pelo comediante de filmes como ‘Bowfinger’, de Frank Oz, é uma compilação de crónicas publicadas na revista ‘New Yorker’. Lançamento em Setembro. "Humor raised to the level of abstraction." in The New York Times Book Review
‘Naked Pictures of Famous People’, de Jon Stewart. Originalmente publicado em 1999, pelo apresentador do talk show ‘The Daily Show’, da Comedy Central, é um conjunto de 90 pequenos ensaios sobre política, religião e celebridades. Lançamento em Novembro. "Terrific night table reading for lovers of intelligent satire, smart, refreshingly offensive." in Austin Chronicle


6.5.04

Filme – Estreia 03 de Junho no Quarteto
‘PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO, INVERNO... E PRIMAVERA’
de Ki-duk Kim
com Ki-duk Kim e Yeong-su Oh
(2003 Sony Pictures)

Do realizador sul coreano Ki-duk Kim, autor de ‘Seom – The Isle’ (2000), a comédia dramática ‘Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom – Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera’ conta a história de um mestre zen e do seu jovem discípulo retirados num templo budista flutuante. Com o passar das estações do ano, os sentimentos de ambos vão evoluindo. Anos depois, uma jovem visita o templo e conhece o discípulo levando-o para o mundo exterior. Mais tarde, o jovem regressará à vida espiritual desiludido com a vida em sociedade. O filme está dividido em cinco segmentos, correspondentes às estações do ano, que representam os estágios na vida do homem.
"Ce film est comme une carte postale qui montre l'envers du décor de la vie moderne. Malgré les apparences, il se passe énormément de choses, mais ailleurs."
Les Inrockuptibles
"An exquisitely simple movie. Ki-duk Kim manages to isolate something essential about human nature and at the same time, even more astonishingly, to comprehend the scope of human experience."
The New York Times


5.5.04

Prémios – Música Electrónica/Dança
‘DANCE CLUB AWARDS 2003’
Powered by Smirnoff.
Bar BBC – Belém Bar Café
(25 de Maio das 23h às 04h)

A revelação e entrega dos ‘Dance Club Awards 2003’ vai acontecer no próximo dia 25 de Maio, no 'Bar BBC', em Lisboa. Marisa Cruz subirá ao palco para entregar os prémios aos vencedores. Após a entrega dos troféus seguir-se-á a festa do 8º aniversário da revista ‘Dance Club’ com a prestação do alemão Dixon, da editora Sonar Kollektiv. DJ e produtor, Dixon tem uma participação activa na cena berlinense e já remisturou temas de Femi Kuti, Jazzanova, Fauna Flash e Attjazz.
A 3ª. edição da única entrega de prémios nacional visa premiar os que mais se distinguiram na música electrónica/dança e contempla as categorias de Álbuns (Nacional e Internacional), Hit Singles (Nacional e Internacional), Remistura, Bar, Club, After-Hours, Evento, Actuação ao Vivo, DJs Revelação e DJ’s (Nacionais e Internacionais), de acordo com os votos dos leitores e de um painel de responsáveis da indústria musical e promotores de clubs.
(Entrada: 10 euros)


2.5.04

Filme – Estreia a 20 de Maio
‘LA MALA EDUCACIÓN - A MÁ EDUCAÇÃO’
de Pedro Almodóvar
com Gael Bernal e Fele Martínez
(2004 El Deseo)

No princípio dos anos 60, dois rapazes, Ignacio e Enrique, descobrem o amor, o cinema e o medo num colégio religioso espanhol. O padre Manolo, director do colégio e professor de literatura de ambos, é testemunha e faz parte destas descobertas. Já no final dos anos 70 e depois nos anos 80, os três personagens voltam a encontrar-se. O reencontro marcará a vida e a morte de um deles.
Com ‘A Má Educação’, Pedro Almodóvar volta ao êxito no número de espectadores e a agitar a hierarquia da Igreja espanhola. Autor dos filmes ‘La Ley del Deseo' (1987), ‘Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios' (1988), ‘Carne Trémula’ (1997), ‘Todo Sobre Mi Madre’ (1999) e ‘Hable con Ella’ (2002), entre outros, Pedro Almodóvar considera 'A Má Educação'um filme intímo, mas não autobiográfico, rejeitando que seja um ajuste de contas com os abusos de crianças feitos pela Igreja.
“It's impossible to name another director who'd have the 'cojones' to make a film revolve around childhood abuse, yet also turn a sinning priest into a subsequent victim. The world's most colourful film noir, ‘La Mala Educación’ is top class.”
BBCi Films